85. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - PauloQueiros.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de PauloQueiros.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

O que o Mundo diz não se escreve nem se tem em conta!
E o que os Homens fazem também não!
Então, que tenho eu a dizer se não que está calor
Um calor monstruosamente tremido e gélido?!
E que me doem as pernas e os músculos e os olhos!
E que me dói a mente a alma e o Ser!
Mas eu não sou…
E se sou, desculpem mas Não Quero Ser!
E o Resto?
O Resto apenas É!
E embora eu não saiba o que É nem o que Foi e muito menos o que virá a Ser,
É, apenas, e É-lo muito!

Vejamos e digamos:
Estou enviesadamente e inteiramente disperso!
Porque o Resto foi e eu não fui, tentei, mas não deu!
E só comigo, vim buscar o aconchego de um Poeta…
Poeta, na poderosa e imbatível essência de o Ser!
Virei-me de costas para não o importunar…
(Os Imortais merecem e regurgitam-se com o seu altar!)
E defronte à beleza parada da Vida frenética envolvente,
Mergulho com os Peixes da água podre!
E como é estrondosamente belo o Mundo visto do verde-sujo!
Pedi aos Peixes para nadar com eles no Nada que Tudo possui
(Sim, porque Tudo o que carecem, têm, sem querer ter mais)
Mas rejeitaram-me!
São estranhamente inteligentes e eu percebo-Os:
Para quê um negro gasto em redor de tanta Vida?!
Obrigo-me a apoiá-Los e retorno ao Poeta Imortal.
(Que ironicamente vê apenas o que lhe mostram…)
Mas eu invejo-o.

Ó Poeta deixa, por isso, que eu me enterre junto de ti
E possa, desta forma, reaver o raio de Vida e do Sonho que hoje perdi!...
Há momentos na nossa efémera passagem por determinados locais, em que nos dá vontade de lá permanecer indefinidamente... Foi o que me aconteceu, no meio primeiro dia de aulas do ensino superior, quando tudo parecia virado contra mim, num único propósito, que era enterrar-me. Estava exausto e cheio de uma enorme dor interior. Encontrei, subitamente, o Jardim da Cordoaria no Porto, onde existe um lago e uma estátua de António Nobre (um dos poetas realmente POETAS) e perdi-me naquele local. Daí resultou este poema... Um profundo retrato do momento que vivi compulsivamente! 25 Setembro 2006

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=2264 © Luso-Poemas

O poema vive dessa tensão entre o desabafo visceral e a construção simbólica, mas a energia que o atravessa perde, por vezes, nitidez por causa de escolhas gráficas e ortográficas que desviam a atenção do leitor. A abertura, com a recusa do “Mundo” e dos “Homens”, tem força, mas as maiúsculas internas — aqui e ao longo de todo o texto — não obedecem a um critério estável. Quando tudo é elevado, nada se destaca, e a ênfase gráfica acaba por substituir o trabalho rítmico que o poema, na verdade, já possui. A imagem do “calor monstruosamente tremido e gélido” é expressiva, mas “tremido” não é a melhor escolha: é uma palavra fraca, quase coloquial, que não acompanha a intensidade do resto. O duplo sinal “?!” repete-se mais do que deveria e cria uma sensação de exasperação tipográfica que o poema não precisa, porque a exasperação já está no conteúdo.

A enumeração das dores — pernas, músculos, olhos, mente, alma, Ser — funciona como gradação, mas “Ser” com maiúscula volta a quebrar a coerência. A frase “E se sou, desculpem mas Não Quero Ser!” tem impacto, mas a capitalização de “Não Quero Ser” é excessiva; o grito deve vir da cadência, não da grafia. Quando entras na secção do Poeta Imortal, o poema ganha profundidade. A imagem dos peixes na “água podre” e do “verde-sujo” é das mais fortes do texto, com um tom quase expressionista. Mas aqui surgem erros ortográficos claros: “percebo-Os” e “apoiá-Los” estão incorrectos — os pronomes oblíquos não levam maiúscula e a hifenização está mal aplicada. “regurgitam-se com o seu altar” é uma construção estranha, porque quem se regurgita fá-lo de algo; a imagem perde precisão. “estrondosamente belo” funciona, mas o advérbio é pesado e dilui a subtileza da imagem.

A pergunta “Para quê um negro gasto em redor de tanta Vida?!” é uma das melhores do poema, mas volta a tropeçar na grafia: “Vida” com maiúscula não se justifica e o “?!” repete o problema anterior. O fecho, com o pedido ao Poeta para te enterrares junto dele, tem intensidade, mas sofre de excesso de reticências e de maiúsculas arbitrárias em “Vida” e “Sonho”. A emoção está lá, mas a pontuação dispersa-a.

A nota final em prosa é clara, mas contém deslizes: “no meio primeiro dia de aulas” deveria ser “no meu primeiro dia de aulas”; “poetas realmente POETAS” cai num exagero que empobrece a frase; as reticências são usadas em excesso; e “compulsivamente” não é a palavra mais adequada para descrever um acto emocionalmente intenso — sugere automatismo, não vivência.

No conjunto, tens um poema com imagens fortes, sobretudo na secção aquática e na relação com o Poeta Imortal. O que o fragiliza é a oscilação gráfica, a pontuação excessiva e alguns erros ortográficos que quebram a fluidez. A dor está bem captada, mas por vezes transforma-se em grito tipográfico quando poderia ser um silêncio mais denso e mais eficaz.

Criado em: Hoje 9:42:17

Links patrocinados