91. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - RivadáviaLeite. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de RivadáviaLeite.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Esvelta açucena deste prado florido, Em verso eu canto a sua divinização, Branca flor que neste recanto querido, Sublima minh’alma de tanta emoção. Lírio-branco, é por muitos conhecido, Carinhosamente, se faz em profusão, Sua fragrância me faz o enternecido, Arte da Natureza para minha olfação. Como é prazeroso admirar esta flora! É um arroubo para esta minha visão, Aplauso festo a esta flor que arvora A beleza, o encanto, sua ostentação! Nos meus vôos idílicos posso agora Ofertar esta planta como dedicação. Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=2414 © Luso-Poemas Este soneto sobre a açucena inscreve‑se na tradição lírica que celebra a flor como epifania de pureza, mas fá‑lo com uma sinceridade que evita o mero exercício decorativo. A estrutura formal está correta, com rimas emparelhadas e alternadas que respeitam o modelo clássico, e a morfologia é estável, sem deslizes de concordância ou regência — nota‑se um cuidado artesanal na construção dos versos. Ainda assim, há pontos onde a linguagem se aproxima do lugar‑comum floral, e é precisamente aí que a crítica subtil pode ajudar a iluminar o que o poema tem de mais forte. A abertura — “Esvelta açucena deste prado florido, / Em verso eu canto a sua divinização” — é elegante, embora “divinização” pese um pouco pela abstração. A imagem da flor esvelta funciona bem, mas o verbo “cantar” associado à “divinização” aproxima o poema de um tom quase litúrgico que não se desenvolve plenamente nas estrofes seguintes. A metáfora do “lírio‑branco” reforça a identidade da flor, mas repete semanticamente a brancura já evocada; ainda assim, a musicalidade interna entre “lírio‑branco”, “carinhosamente” e “profusão” dá ao verso uma suavidade que compensa a redundância. O segundo quarteto é mais sólido: “Sua fragrância me faz o enternecido, / Arte da Natureza para minha olfação.” Aqui, a personificação da Natureza como artista é eficaz, e “enternecido” é uma escolha feliz, porque traduz emoção sem exagero. A única fragilidade é “olfação”, palavra correta mas algo técnica, que quebra ligeiramente o tom lírico. Ainda assim, a rima com “profusão” cria continuidade sonora. O primeiro terceto — “Como é prazeroso admirar esta flora! / É um arroubo para esta minha visão” — tem força emotiva, mas o uso de “flora” no sentido de “flor” é um pouco amplo demais; “flora” remete ao conjunto vegetal, e não à açucena em particular. A exclamação, embora coerente com o tom, aproxima-se do sentimentalismo, mas é salva pela cadência do verso seguinte, onde “arroubo” recupera a intensidade sem perder elegância. O último terceto fecha bem o poema: “Aplauso festo a esta flor que arvora / A beleza, o encanto, sua ostentação!” A expressão “aplauso festo” é original, e “arvora” funciona como verbo de elevação simbólica. Contudo, “ostentação” pode sugerir excesso, o que contrasta com a pureza associada à açucena; é uma escolha ousada, que pode ser lida como ironia involuntária ou como tentativa de engrandecer a flor. O verso final — “Ofertar esta planta como dedicação” — encerra o poema com simplicidade, embora “planta” seja demasiado genérico para a carga simbólica construída até aqui. No conjunto, o soneto é harmonioso, formalmente disciplinado e emocionalmente claro, com imagens eficazes e um léxico que, apesar de por vezes se aproximar do convencional, mantém dignidade e coerência. O poema brilha mais quando se afasta da abstração e se aproxima da sensorialidade — fragrância, visão, arroubo — e é nesses momentos que a açucena se torna verdadeiramente presença poética, não apenas símbolo.
Criado em: Hoje 9:30:53
|
|
|
|
||