99. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Helena.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Helena.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Tua voz és mais bondosa,
do que o próprio bem.
Quando fala, a noite
vira dia, a escuridão se ilumina.

Teu olhar és mais misterioso,
do que o luar.
Cheios de mistério e encanto.
Conquistador de minha confiança.

Teus cabelos são mais negros,
do que a escuridão, lembram
a noite sem luar.

Teu sorriso és mais cativante,
do que a própria vida.
Tu conseguira cativar meu coração.

Meu amigo, meu confidente,
irmão de coração, protetor
dos meus segredos.

Revele-se! Conte-me!
Quem você é?

És meu anjo!
Vives dentro de meu coração,
nuca te esqueço,
esta sempre comigo,
mesmo quando estou longe de tuas palavras.

Protege, guarda, resgata,
os meus sonhos, ilumina-os,
não deixa eles se perderem,
na escuridão!

Anjo, meu anjo você é,
Pode ser diferente dos outros Anjos.
Tuas asas são únicas.
Tua beleza és inigualável.
Teu espírito és iniludível.

É inimaginável a cor de tuas asas,
a beleza de teus olhos,
o brilho de teus cabelos negros.
Você é um anjo jamais imaginado.

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=3084 © Luso-Poemas

Este poema é uma declaração afectiva que se vai expandindo da admiração sensorial para a idealização espiritual, num movimento que começa no corpo e termina no mito. A estrutura fragmentada, quase em pequenos blocos respiratórios, reforça a sensação de que cada imagem é uma tentativa de aproximação a algo que escapa, que excede o humano. Logo no início, a voz é apresentada como força transformadora: “a noite vira dia”, “a escuridão se ilumina”. Não há metáfora subtil — há uma afirmação directa, quase ingénua, mas eficaz, porque assume sem pudor a intensidade do sentimento. O mesmo acontece com o olhar, descrito como mais misterioso “do que o luar”, imagem que se apoia numa tradição romântica clássica, mas que aqui funciona como eixo simbólico: o luar é o mistério por excelência, e superá-lo é elevar o outro a um plano quase sobrenatural.

A repetição de estruturas comparativas (“mais bondosa do que…”, “mais misterioso do que…”, “mais negros do que…”) cria um ritmo de acumulação que reforça a ideia de que o sujeito poético procura sempre um grau acima, uma imagem mais forte, uma metáfora mais absoluta. Os cabelos negros “como noite sem luar” retomam o campo semântico da escuridão, mas agora sem iluminação possível — uma escuridão plena, que não ameaça, mas fascina. O sorriso, por sua vez, é “mais cativante do que a própria vida”, e aqui o poema entra num registo de hipérbole afectiva que, embora simples, é coerente com o tom geral: a linguagem não pretende ser sofisticada, pretende ser devota.

A secção central, onde surge a figura do “amigo”, “confidente”, “irmão de coração”, marca uma mudança importante. O poema deixa de descrever atributos físicos ou sensoriais e passa a situar a relação num plano de intimidade emocional. O apelo “Revele-se! Conte-me! Quem você é!” funciona como charneira: é o momento em que o sujeito admite que a idealização ultrapassou o conhecimento real. E é precisamente nesse vazio que surge a resposta simbólica: “És meu anjo”. A partir daqui, o texto abandona o humano e entra no imaginário espiritual, onde o anjo não é figura religiosa, mas metáfora de presença interior, de protecção e permanência.

A estrofe que descreve o anjo como guardião dos sonhos, como luz que impede a perda na escuridão, retoma o contraste inicial entre luz e sombra, mas agora com outra função: já não é a voz que ilumina, é a própria figura idealizada que se torna fonte de orientação. O poema assume então um tom quase devocional, reforçado pela enumeração final: asas únicas, beleza inigualável, espírito “iniludível”. A insistência na singularidade — “jamais imaginado” — fecha o ciclo da idealização, levando-a ao extremo.

O texto, no seu conjunto, não procura complexidade formal nem ambiguidade conceptual. A sua força está na transparência emocional, na entrega sem reservas, na construção de uma figura que ultrapassa o real para ocupar um espaço simbólico de protecção e admiração. É um poema que vive da intensidade, não da subtileza, e que encontra coerência precisamente nessa fidelidade ao sentimento absoluto.

Criado em: Hoje 8:19:47

Links patrocinados