105. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - FatimaLima. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de FatimaLima.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. SAUDADES INFINDAS TUAS ME DEIXAM A ALMA NUA ME TRAZEM UMA DOR SEM FIM QUE FAZES TODO ESSE TEMPO QUE PASSEIAS EM TUA TERRA AFASTADO DO VASTO MUNDO E ASSIM.... ESQUECES DE MIM! POR CERTO ESTOU BEM LONGE DE ATINGIR A IGUALDADE DAQUILO QUE TE TOMA O TEMPO E NA FARTURAS DAS HORAS NENHUMA SOBRA PRA MIM!!!! MAS DEIXO AQUI MINHA MARCA O AMOR DE UMA ALMA FRACA QUE PRECISA DE ALIMENTO PRA FINDAR SEU SOFRIMENTO DE ESTAR LONGE DE TI! Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=3548 © Luso-Poemas O poema ergue‑se sobre a simplicidade emocional como forma de desnudamento: a voz lírica expõe‑se sem defesas, assumindo a vulnerabilidade como matéria poética. Há uma cadência marcada pela repetição de ideias — saudade, ausência, desigualdade de atenção — que cria um movimento circular, como se a própria dor retornasse sempre ao ponto inicial. Essa circularidade é reforçada pela estrutura em versos curtos, que funcionam como respirações entrecortadas, quase súplicas. A abertura — “SAUDADES INFINDAS TUAS / ME DEIXAM A ALMA NUA” — estabelece de imediato o eixo emocional: a nudez da alma não é apenas exposição, mas também fragilidade, e o poema trabalha bem essa tensão entre entrega e sofrimento. A escolha por maiúsculas intensifica o tom de clamor, embora, estilisticamente, possa reduzir a subtileza que o texto naturalmente possui; ainda assim, combina com a voz que se quer desesperada, quase à beira do grito. O segundo movimento introduz a distância geográfica como metáfora da distância afetiva. A expressão “passeias em tua terra / afastado do vasto mundo” cria um contraste interessante entre o espaço íntimo do outro e a amplitude do mundo, sugerindo que o afastamento não é apenas físico, mas também existencial. O verso final da estrofe — “ESQUECES DE MIM!” — funciona como ruptura, um corte abrupto que quebra o tom meditativo e revela o núcleo da dor. A terceira estrofe é talvez a mais forte em termos de construção: “na fartura das horas / nenhuma sobra pra mim” condensa, com eficácia, a sensação de desimportância. A metáfora temporal é simples, mas funciona: o tempo como alimento distribuído desigualmente, onde a voz poética recebe apenas o resto — ou nada. A estrofe final tenta recompor a dignidade da voz lírica, mas permanece presa à fragilidade que a define. “O amor de uma alma fraca / que precisa de alimento” é uma imagem eficaz, embora “fraca” possa soar demasiado literal; ainda assim, a ideia de amor como organismo faminto é coerente com o campo semântico do poema. O fecho — “de estar longe de ti” — devolve o texto ao seu eixo inicial, encerrando o ciclo da saudade. Em termos formais, há coerência temática, ritmo constante e um uso eficaz da repetição. A pontuação poderia ser mais controlada — o excesso de exclamações tende a diluir a força emocional —, mas não compromete o conjunto. O poema cumpre o que promete: um lamento direto, íntimo, sem artifícios, sustentado pela sinceridade da dor.
Criado em: Hoje 9:35:26
|
|
|
|
||