116. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Doctorstrangelove. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Doctorstrangelove.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. (História de mim?) Escrevo... Escrevo por necessidade. Urgente necessidade de materializar. Materializar as ideias. Materializar os sonhos. Materializar as filosofias. Materializar os sentimentos. Materializar as emoções. Não escrevo por escrever. Não escrevo para os outros. Não escrevo para publicar. Escrevo para mim e por mim. Para mim e, para aqueles com quem gosto ou necessito partilhar o que dentro de mim fervilha. Por mim, porque me é impossível não o fazer. Eu sou o X e o Y. Sou o princípio e o fim. Sou um Deus menor, parte da Energia Universal. Sou completamente incompleto. Imortal, como outro qualquer. Escrevo com saudade, alegria, nostalgia, dor, felicidade, mágoa, ilusão e desilusão, esperança, mordacidade, irreverência, humor mas, nunca, nunca com tristeza. Sou feliz. Feliz, apesar de tudo. Feliz por pouco e quase nada. E amo. Amo tudo e todos. Amo e confio. Sou rigoroso e puro. Honesto e leal. Terno e tolerante. Sensível. Sou ingénuo e gosto. E, defeitos tenho, até. Sou alto e forte. Nada temo. A ninguém ataco. Estou pronto para morrer. Pronto para morrer e, de novo viver. Quero paz. Estou em paz. Estou nú, sempre. Transparente. Não me oculto. Não uso capa. De outro modo não quereria viver. De que outra maneira poderia viver? Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=3814 © Luso-Poemas Este texto assume a forma de um manifesto identitário, onde a voz poética procura definir‑se através da escrita e, simultaneamente, justificar a própria necessidade de escrever. A repetição inicial — “Escrevo… / Escrevo por necessidade” — estabelece um ritmo quase litânico, que funciona bem como declaração de urgência interior. A enumeração subsequente (“ideias”, “sonhos”, “filosofias”, “sentimentos”, “emoções”) cria um crescendo, mas a acumulação homogénea de substantivos abstractos dilui a força expressiva; falta contraste, imagem concreta, fricção sensorial que dê corpo ao que se pretende “materializar”. A segunda secção, marcada pela negação (“Não escrevo por escrever. / Não escrevo para os outros.”), introduz um tom defensivo que, embora coerente com a afirmação de autenticidade, se prolonga demasiado e perde tensão. O verso “Para mim e, para aqueles com quem gosto ou necessito partilhar o que dentro de mim fervilha” é mais eficaz: contém movimento, calor, uma metáfora orgânica (“fervilha”) que finalmente dá textura ao discurso. A parte central, onde o sujeito se define (“Eu sou o X e o Y. / Sou o princípio e o fim.”), aproxima-se de um registo quase metafísico. Há ambição, mas também alguma grandiloquência que enfraquece a densidade poética. A afirmação “Sou um Deus menor, parte da Energia Universal” tenta elevar o eu a uma dimensão cósmica, mas a formulação é demasiado directa para produzir verdadeiro impacto simbólico. Em contraste, “Sou completamente incompleto” é um dos versos mais fortes: simples, paradoxal, eficaz. Segue-se uma longa enumeração de estados afectivos e qualidades pessoais. Embora sincera, esta lista perde força por excesso; a poesia raramente se sustenta em inventários de virtudes e emoções. A ausência de imagens concretas torna o texto mais declarativo do que evocativo. Ainda assim, há momentos de autenticidade que sobressaem, como “Sou ingénuo e gosto”, verso breve e desarmado, que introduz uma vulnerabilidade rara no conjunto. A secção final, com a insistência em atributos físicos e existenciais (“Sou alto e forte. / Nada temo. / Estou pronto para morrer.”), aproxima-se de um tom quase mítico, mas a sucessão de afirmações absolutas torna-se rígida. O fecho — “De que outra maneira poderia viver” — tenta recuperar a interrogação inicial, mas chega sem verdadeira inflexão emocional, como se o poema tivesse permanecido num único registo de autoafirmação. No conjunto, trata-se de um texto intenso, movido por uma necessidade genuína de auto‑definição, mas que beneficiaria de maior contenção e de um trabalho imagético mais subtil. A força está menos nas declarações grandiosas e mais nos momentos em que o eu se revela frágil, contraditório, humano — aí, sim, a escrita aproxima-se da poesia.
Criado em: Hoje 8:09:41
|
|
|
|
||