120. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - rascunhomusical. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de rascunhomusical.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Não sei se ela existe de fato. Sei que me surge entre sonhos, num instante em que tudo é abstrato... As vezes, quando caminho sozinho na rua, penso que a vejo a esconder-se por tras da lua. Não a conheço, mas sinto que me segue, e por mais que tente não consigo que se entregue. Nos jardins, mil cores, e seu perfume se mistura ao de tantas outras flores. Nas núvens por vezes vi seu vulto que se forma em meio à névoa num disfarce quase oculto. No mar é a sereia sempre à distância nas pedras mais inacescíveis. Nunca a alcanço, nunca a toco, nunca a vejo, e seu rosto não conheço... Talvez seja só imaginação. Mas se a imaginação é minha que seja perfeita! E se assim for posso dá-la a quem quiser, e então, "ela" passará a ser real. Por enquanto fica aqui, dentro de mim. Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=4043 © Luso-Poemas O poema constrói‑se como uma procura da figura amada — não concreta, não alcançável, talvez inexistente — e é precisamente dessa indefinição que nasce a sua força lírica. A abertura é eficaz: “Não sei se ela existe de fato. / Sei que me surge entre sonhos,” estabelece de imediato a oscilação entre realidade e imaginação, entre presença e ausência, que será o eixo de todo o texto. A frase “num instante em que tudo é abstrato...” funciona como suspensão, como se o próprio verso se desfizesse no ar, coerente com o tema. A imagem da mulher que se esconde “por trás da lua” é uma das mais felizes do poema: cria distância, mistério e uma leveza quase infantil, sem cair no sentimentalismo. O sujeito lírico admite não a conhecer, mas sentir‑se seguido por ela — e aqui surge um dos melhores movimentos do texto: a perseguição invertida, em que o desejado é quem acompanha, mas nunca se entrega. A rima interna entre “segue” e “entregue” reforça essa tensão. A estrofe dos jardins introduz um campo sensorial mais concreto — cores, perfume — mas mantém a lógica da diluição: o perfume mistura‑se ao das outras flores, o que reforça a ideia de que a figura amada não tem contornos definidos, é presença difusa, quase atmosférica. O mesmo acontece com o “vulto” nas nuvens, imagem que funciona bem pela sua brevidade e pela associação à névoa, ao disfarce, ao quase‑nada. A passagem para o mar — “No mar é a sereia / sempre à distância nas pedras mais inacessíveis” — amplia o imaginário e acrescenta um tom mítico. A sereia é, por natureza, sedutora e inalcançável, e o poema aproveita essa simbologia sem a sobrecarregar. A tríade “Nunca a alcanço, / nunca a toco, / nunca a vejo” cria um ritmo de martelar suave, uma enumeração que reforça a impossibilidade e prepara o verso seguinte: “e seu rosto não conheço...” — pausa que funciona como resignação. O poema ganha outra tonalidade quando o sujeito admite que talvez seja imaginação. Mas o gesto seguinte — “se a imaginação é minha que seja perfeita!” — é um dos pontos mais fortes do texto, porque afirma a autonomia criadora do eu lírico. A imaginação deixa de ser fuga e torna‑se poder: “posso dá‑la a quem quiser, / e então, ‘ela’ passará a ser real.” Há aqui uma viragem subtil, quase metapoética: a figura amada existe porque é criada, e existe para quem a recebe. O fecho — “Por enquanto fica aqui, / dentro de mim.” — é simples, mas eficaz. Recolhe o poema ao interior, devolve‑o ao silêncio inicial, fecha o círculo sem dramatismo. Em termos formais, o poema alterna versos curtos e médios com naturalidade, mantendo um ritmo fluido. Há alguns deslizes ortográficos (“As vezes” deveria ser “Às vezes”; “tras” por “trás”; “núvens” com acento; “inacessíveis” com dois “c”), mas nada que comprometa a leitura. A pontuação é mínima, o que favorece a fluidez onírica do texto, embora alguns cortes pudessem ser mais precisos para reforçar a musicalidade. No conjunto, é um poema de atmosfera delicada, que trabalha bem a fronteira entre sonho e realidade, presença e ausência, desejo e criação. A força está na leveza: nada é excessivo, nada é imposto, tudo se sugere. Com pequenas correções formais, ganha ainda mais nitidez sem perder o encanto nebuloso que o define.
Criado em: Hoje 7:45:14
|
|
|
|
||