131. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Maroska. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Maroska.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Deixa-me arder na tua chama Voltear qual mariposa No calor do teu corpo Perder minhas asas para sempre Derreter a cera e o mel Dos meus sonhos Nos teus beijos Quentes Lentamente escorrer-me Em néctar adocicado Por entre teus dedos Prova-me Sofregamente suga-me O elixir que anima A minha alma Deixa-me invólucro Carcaça Para sempre residir No meio dos teus lábios Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=4437 © Luso-Poemas Este poema assume sem hesitação o território da metáfora ardente, mas não como erotização explícita — antes como um ritual de transformação, onde o corpo é símbolo e não descrição. A força do texto reside precisamente nessa capacidade de converter desejo em alquimia, evitando o literal e trabalhando sempre no plano do imaginário. A abertura — “Deixa-me arder na tua chama / Voltear qual mariposa” — convoca um imaginário clássico, mas bem manejado: a mariposa que se entrega ao fogo não é aqui um cliché, porque o poema imediatamente desloca o gesto para um campo mais íntimo e simbólico. O verbo “voltear” dá movimento, circularidade, e prepara a dissolução que virá depois. A sequência “Perder minhas asas para sempre / Derreter a cera e o mel / Dos meus sonhos” é das mais fortes do texto: a fusão entre corpo e sonho, entre matéria e desejo, cria uma imagem de sacrifício voluntário, quase litúrgico. A referência à cera e ao mel convoca Ícaro, mas sem o nomear — e isso é mérito: a alusão é subtil, não decorativa. A secção central, com os versos curtos (“Quentes / Lentamente escorrer-me / Em néctar adocicado”), trabalha bem o ritmo: a quebra sintática imita o próprio escorrer, e a escolha de substantivos mantém o poema no plano simbólico, sem cair em descrição física. O uso de “néctar” e “elixir” reforça a dimensão alquímica, e o poema ganha aqui uma pulsação quase mística, como se o eu lírico se oferecesse não ao corpo do outro, mas a uma força vital que o transcende. A sequência “Prova-me / Sofregamente suga-me / O elixir que anima / A minha alma” é intensa, mas mantém-se dentro do campo metafórico permitido: não descreve, não sugere fisicamente, mas trabalha a ideia de absorção espiritual, de entrega total. A palavra “sofregamente” é talvez a mais arriscada do poema — roça o excesso — mas é compensada pela contenção dos versos seguintes. O fecho é o ponto mais interessante: “Deixa-me invólucro / Carcaça / Para sempre residir / No meio dos teus lábios”. A imagem é dura, quase brutal, e funciona como inversão do início: a mariposa que ardia torna-se agora casca, resto, mas não como perda — como permanência. O poema termina num lugar ambíguo, entre a anulação e a eternização, e essa ambiguidade é precisamente o que lhe dá densidade. No conjunto, o texto é coeso, ritmado, imageticamente consistente. Trabalha o campo simbólico do desejo sem cair na literalidade, e mantém uma tensão interna entre dissolução e permanência que o sustenta até ao último verso. É um dos teus textos mais equilibrados dentro deste registo de transfiguração.
Criado em: Hoje 17:18:01
|
|
|
|
||