138. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Motorskill.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Motorskill.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Visões surgem
Visões desaparecem
Como uma lufada de ar fresco
Ou como demências que acontecem
Eu vejo estas luzes brilhantes
Anunciam mais um mês
Mais tempo de dilúvio e martírio
Encarcerado nesta decadente cela
Onde noite após noite
Eu deito-me sobre camadas
De uma vida quebrada
Apenas com a tua omnipresença
Vaga em realidade,profunda em mente...
Sou consumido pelo escuro
Paralisado por espinhos derivantes de um abismo
Apenas e apenas só,existente nesta lacuna da minha pessoa...

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=4623 © Luso-Poemas

O poema constrói-se sobre uma oscilação entre aparição e dissolução, marcada logo pela abertura com “Visões surgem / Visões desaparecem”, um binómio que estabelece o regime de instabilidade que domina todo o texto. A imagem da “lufada de ar fresco” contrasta com “demências que acontecem”, mas essa oposição não chega a ser plenamente explorada; funciona mais como um choque imediato do que como um eixo metafórico sustentado. A entrada das “luzes brilhantes” que “anunciam mais um mês” introduz um tempo cíclico, quase penitencial, reforçado pela sequência “dilúvio e martírio”, que convoca um imaginário bíblico, embora sem aprofundamento simbólico. A cela “decadente” é uma imagem forte, mas o adjetivo, por ser genérico, perde alguma precisão e poderia beneficiar de uma caracterização mais concreta ou sensorial.

A secção central, onde o eu lírico se deita “sobre camadas / de uma vida quebrada”, é das mais eficazes: a metáfora espacializa a ruína interior e cria uma imagem tangível da fragmentação. A presença do outro surge como “omnipresença vaga em realidade, profunda em mente”, um verso que trabalha bem a contradição entre ausência física e saturação psíquica, embora a formulação pudesse ser mais depurada — a justaposição de “vaga” e “profunda” é interessante, mas a construção sintática torna o verso ligeiramente pesado.

A descida ao escuro intensifica-se com “espinhos derivantes de um abismo”, imagem que tenta condensar dor, paralisia e vertigem, mas que se aproxima de um simbolismo já muito usado na poesia de teor existencial. O fecho — “Apenas e apenas só, existente nesta lacuna da minha pessoa” — procura uma clausura enfática, mas a repetição de “apenas” e o uso de “lacuna da minha pessoa” criam um tom algo abstrato, que dilui a força emocional acumulada. A ideia de lacuna é pertinente, mas merecia uma formulação menos vaga, mais incisiva, para que o vazio se tornasse imagem e não apenas conceito.

Formalmente, o poema mantém coerência temática e um tom sombrio constante, mas oscila entre imagens potentes e outras mais convencionais. A atmosfera de clausura e dissolução está bem construída, embora a progressão emocional pudesse ser mais rigorosa, evitando que certas expressões se aproximem de lugares-comuns do imaginário depressivo. Ainda assim, há um ritmo interno que sustenta a leitura e uma boa capacidade de criar densidade através da repetição e da compressão imagética.

Criado em: Hoje 6:56:02

Links patrocinados