152. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - meninaporcelana.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de meninaporcelana.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Sozinha penso em ti,
Sinto-me sozinha, sem ti a meu lado
Oiço um eco, bem no fundo
Vivo este vazio à minha volta
Consigo sentir o meu lado desesperado
Sinto tudo o que não quero, bem profundo
Vejo a minha vida, feita nesta reviravolta
Vejo teu olhar estampado em meus olhos
Perdi-te, fiquei “não correspondida”
Fiquei um só e único “eu”
Um adeus de despedida
Meu coração ficou só meu

Estou sozinha, sem ti
Abandonada neste sentimento cru
Falo sozinha, sem ti ao meu lado
Escrevo para a pessoa que não esqueço, tu
Quero, mas não consigo esquecer o passado…

Vivo contigo ainda dentro do lado errado do coração
Para meu desespero, ainda, vivo contigo em mim

Estou sozinha, sem ti

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=5048 © Luso-Poemas

O poema inscreve-se num registo confessional marcado pela repetição e pela insistência temática da ausência, o que lhe confere uma cadência quase respiratória, como se cada verso fosse uma exalação de solidão. A abertura é direta e eficaz, embora a duplicação imediata de “sozinha” — “Sozinha penso em ti, / Sinto-me sozinha, sem ti a meu lado” — produza um eco que, sendo coerente com o tema, pode soar ligeiramente redundante do ponto de vista estilístico. A morfologia é simples e correta, sem desvios ortográficos, e a sintaxe mantém-se clara ao longo do texto. O verso “Oiço um eco, bem no fundo” é dos mais fortes da primeira estrofe, porque introduz uma imagem acústica que amplia o espaço interior da voz poética. Já “Vivo este vazio à minha volta” é mais literal e menos imagético, funcionando mais como declaração do que como construção poética.

A sequência “Consigo sentir o meu lado desesperado / Sinto tudo o que não quero, bem profundo” apresenta uma boa variação rítmica, mas a repetição do verbo “sentir” em dois versos consecutivos reduz a tensão expressiva. A expressão “bem profundo” é funcional, mas genérica; poderia ganhar força com uma imagem mais concreta. A estrofe ganha densidade quando surge a ideia da “reviravolta”, que introduz movimento num poema dominado pela estagnação emocional. “Vejo teu olhar estampado em meus olhos” é uma imagem interessante, embora a palavra “estampado” traga um registo quase gráfico que pode parecer abrupto. A frase “Perdi-te, fiquei ‘não correspondida’” é clara, mas o uso de aspas cria uma distância que talvez não seja necessária; parece justificar o termo, quando o próprio verso já o sustenta. O fecho da estrofe — “Meu coração ficou só meu” — é forte na sua simplicidade, embora paradoxal: o coração que volta a ser “só meu” é, afinal, o lugar da perda.

A segunda parte retoma a anáfora “Estou sozinha, sem ti”, reforçando a circularidade emocional. A expressão “sentimento cru” é feliz, porque introduz uma textura sensorial que faltava nos versos anteriores. “Falo sozinha, sem ti ao meu lado” repete a estrutura da abertura, o que mantém coerência mas também evidencia alguma previsibilidade. O verso “Escrevo para a pessoa que não esqueço, tu” tem força confessional, embora a construção final “tu” isolada no fim do verso pareça mais um recurso de ênfase do que uma necessidade sintática. A frase “Quero, mas não consigo esquecer o passado…” utiliza reticências que, embora coerentes com o tom, não acrescentam muito ao ritmo; funcionam mais como marca emocional do que como recurso poético.

A terceira secção é a mais interessante do ponto de vista morfológico e estilístico. “Vivo contigo ainda dentro do lado errado do coração” é um verso forte, porque introduz uma espacialidade interna (“lado errado”) que dá profundidade à experiência emocional. A expressão é original e bem conseguida. O verso seguinte — “Para meu desespero, ainda, vivo contigo em mim” — reforça a ideia, mas a repetição de “vivo contigo” torna o efeito menos incisivo. O fecho, “Estou sozinha, sem ti”, retoma a anáfora inicial e fecha o poema num círculo, o que é coerente com a temática da repetição obsessiva da ausência.

No conjunto, o poema é emocionalmente consistente, ortograficamente correto e estilisticamente claro. A morfologia é simples, sem riscos, mas eficaz. O principal ponto forte está na sinceridade do tom e em algumas imagens bem conseguidas, como o “eco”, o “lado errado do coração” e a reviravolta interior. O ponto menos conseguido é a repetição excessiva de estruturas e verbos, que por vezes empobrece o ritmo e reduz a tensão poética. Ainda assim, o texto cumpre o que se propõe: um retrato direto, íntimo e doloroso da solidão amorosa, com momentos de boa expressividade.

Criado em: Hoje 7:08:13

Links patrocinados