154. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Lunar.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Lunar.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

De olhos fechados
Sou levada
Para esse a Ilha de encantos,
Onde vagueio feliz,
Dentro da música natural
Que a Terra me canta.

Um sopro escondido
De vida,
Que nasce da bruma
E me torna mais fiel.

Nada para me amaldiçoar,
Apenas corpo e alma,
Que se juntam
Na mais pura harmonia.

Sinto o sangue a percorrer-me
Dentro de mim a Força
De ser assim
De conhecer este outro mundo,
Este outra realidade.

A música continua suavemente
A voz celestial mostra-me o caminho
A nudez de mim
Dispo-me de futilidade
Corro em direcção ao horizonte.

Alcanço o principio da eternidade
A voz celestial,
Dança ao meu lado.
Acaricia-me o corpo.

Desapareço na Bruma,
Onde nasci.

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=5104 © Luso-Poemas

Poema construído como uma travessia sensorial, quase iniciática, em que o eu poético se desloca para uma “Ilha de encantos” que funciona menos como geografia e mais como estado de consciência. A abertura, com “de olhos fechados”, estabelece de imediato a suspensão do mundo exterior e a entrada num regime de percepção interior, onde a música da Terra e a bruma são forças matriciais. Há uma coerência imagética clara: bruma, sopro, música, voz celestial, horizonte — todos elementos que remetem para um espaço liminar, entre o natural e o espiritual, entre o corpo e a transcendência. A cadência dos versos curtos reforça essa sensação de respiração lenta, de avanço ritualizado.

O poema ganha força quando articula corpo e alma como entidades que se reencontram na “mais pura harmonia”; aqui, a simplicidade da formulação não empobrece o efeito, porque a imagem é sustentada pela atmosfera construída antes. A secção central, porém, apresenta um pequeno deslize: “este outra realidade” quebra a fluidez e parece mais um lapso de revisão do que uma escolha expressiva — e, por isso mesmo, sobressai. Ainda assim, o sentido mantém-se: a descoberta de um mundo alterno, íntimo, que se revela ao sujeito.

A partir daí, o texto intensifica o movimento: a música continua, a voz guia, o eu despe-se de futilidade e corre em direcção ao horizonte. Esta sequência é eficaz porque transforma a contemplação inicial em impulso, em gesto. A nudez aqui é simbólica, não erótica, e funciona como libertação de peso, de ruído, de artifício. O final, com o regresso à bruma “onde nasci”, fecha o ciclo com elegância: a viagem não é fuga, mas retorno; não é evasão, mas reencontro com a origem. A repetição da bruma como matriz dá unidade ao poema e confere-lhe um tom quase mítico.

No conjunto, é um texto que vive da atmosfera e da musicalidade, mais do que da invenção verbal. Quando se mantém nesse registo, é convincente; quando tenta nomear demais (“este outra realidade”), perde um pouco da limpidez que o resto do poema sustenta. Ainda assim, a imagem final devolve-lhe a força inicial e encerra-o com coerência.

Criado em: Hoje 7:34:48

Links patrocinados