157. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Brazinha.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Brazinha.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Sombras da rua
Envoltas em tanta escuridão
Recorrem ao breu da noite
Para chorar a sua solidão.

Sombras ocultas
De quimera e pesar
Cheias de dor e pranto
Mas sem dor para chorar.

Sinto-me sombra de mim
De um falso plano
Medo de te amar sem fim
E a nossa sombra ser um engano.

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=5162 © Luso-Poemas

O poema constrói-se sobre um campo semântico homogéneo — sombra, escuridão, breu, solidão — mas permanece sobretudo descritivo, sem explorar plenamente o potencial simbólico dessas imagens. A abertura, “Sombras da rua / Envoltas em tanta escuridão”, estabelece um cenário noturno, mas a formulação limita-se a constatar, sem gerar tensão ou metamorfose imagética. O verso “Recorrem ao breu da noite / Para chorar a sua solidão” reforça o ambiente, embora repita elementos já presentes, criando redundância sem acrescentar profundidade.

Na segunda quadra, a expressão “sombras ocultas / de quimera e pesar” introduz um vocabulário mais abstrato, mas a palavra quimera, carregada de possibilidades mitológicas e simbólicas, surge aqui apenas como sinónimo de ilusão, perdendo densidade. O aparente paradoxo — “Cheias de dor e pranto / Mas sem dor para chorar” — tenta criar um efeito de suspensão, mas a formulação é instável: a coexistência de pranto e ausência de dor carece de mediação imagética que a torne convincente, ficando a meio caminho entre o enigma e a contradição gratuita.

A estrofe final desloca o foco para a interioridade, e é aí que o poema encontra maior nitidez emocional. “Sinto-me sombra de mim / De um falso plano” é a imagem mais eficaz do conjunto, sugerindo desdobramento e autoapagamento. Contudo, o verso seguinte — “Medo de te amar sem fim” — quebra o tom sombrio e introspectivo com uma expressão demasiado convencional, aproximando-se de um registo romântico mais simples que contrasta com a atmosfera anterior. O fecho, “E a nossa sombra ser um engano”, procura recuperar a ambiguidade inicial, mas permanece demasiado abstrato: não se define a natureza do engano, nem se concretiza a relação entre as sombras evocadas e a experiência afetiva sugerida.

Formalmente, o poema apresenta uma musicalidade irregular: alguns versos fluem com naturalidade (“Sinto-me sombra de mim”), enquanto outros se aproximam de uma prosa versificada (“Cheias de dor e pranto”). A estrutura estrófica é equilibrada, mas falta progressão interna — as três quadras funcionam mais como variações do mesmo sentimento do que como etapas de um percurso emocional ou simbólico.

No conjunto, o texto revela uma atmosfera coerente, mas ainda dependente de imagens genéricas. A metáfora da sombra, central ao poema, poderia ser mais trabalhada, multiplicada ou tensionada, de modo a gerar maior singularidade e densidade simbólica.

Criado em: Hoje 6:59:34

Links patrocinados