166. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Lia.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Lia.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Mergulho fundo nos teus olhos,
Acaricias levemente o meu rosto,
Ouves as batidas do meu coração,
E numa tempestade de emoção,
O mundo pára lá fora.

Caminhei, perenemente, rumo ao infinito,
Correndo o risco de não te encontrar,
Namorei o horizonte, e agora, ao ver a lua,
Entrego-te o meu coração,
Para que fique em sintonia com a tua alma...

A ti, que um dia, me perdeste,
A ti, com quem sonhei na terra dos sonhos,
A ti, com quem falei sem uma única palavra,
Através das estrelas, do espaço e do tempo...

Não me peças explicações... Não as tenho...
Sou... Apenas aconteço.
E o amor é como o tempo, indivisível e imortal,
É simplesmente a poesia da eternidade.

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=5586 © Luso-Poemas

O poema abre com uma entrega imediata ao olhar do outro, e essa imersão — “Mergulho fundo nos teus olhos” — estabelece desde o início um movimento centrífugo, como se o eu lírico se dissolvesse na presença alheia. A sequência que se segue, com o rosto acariciado e o coração ouvido, constrói uma intimidade quase coreografada, onde cada gesto é simultaneamente físico e simbólico. A imagem da “tempestade de emoção” que faz o mundo parar lá fora é previsível no repertório amoroso, mas funciona pela sinceridade com que é enunciada, sem ironia, sem distanciamento, assumindo a intensidade como matéria legítima do poema.

A segunda parte introduz uma dimensão mais narrativa, com o caminhar “perenemente, rumo ao infinito”, e aqui a palavra “perenemente” pesa mais do que eleva, porque a abstração excessiva contrasta com a concretude sensorial da primeira estrofe. Ainda assim, a ideia de ter “namorado o horizonte” é feliz, porque transforma o horizonte em sujeito, não em cenário, e cria uma relação afetiva com aquilo que normalmente é apenas limite visual. A entrega do coração “para que fique em sintonia com a tua alma” retoma o tom elevado, mas aproxima-se do lugar-comum, sobretudo pela associação entre coração e alma, que já pertence ao imaginário mais convencional da poesia romântica.

A terceira secção é mais interessante porque introduz uma fratura temporal e emocional: “A ti, que um dia, me perdeste”. Há aqui uma inversão subtil — não é o eu lírico que perdeu, mas que foi perdido — e essa escolha abre espaço para uma vulnerabilidade que o poema ainda não tinha explorado. A repetição anafórica de “A ti” cria um ritmo quase litânico, e os versos que se seguem — falar sem palavras, sonhar na terra dos sonhos, atravessar estrelas, espaço e tempo — oscilam entre o onírico e o excessivamente etéreo, mas mantêm coerência interna porque o poema assume desde o início uma linguagem que não pretende ser realista.

O fecho, com a recusa de explicações e a afirmação “Sou… Apenas aconteço”, é talvez o momento mais forte do texto, porque abandona o lirismo decorativo e assume uma identidade que não se justifica, não se explica, apenas se manifesta. A comparação final — “o amor é como o tempo, indivisível e imortal” — procura elevar o sentimento a uma dimensão metafísica, e embora a formulação seja bela, aproxima-se novamente de um território já muito explorado. A expressão “poesia da eternidade” encerra o poema com solenidade, mas também com um certo excesso que poderia ganhar mais força se fosse menos declarativo.

O ritmo é fluido, sustentado por versos que respiram bem e por uma pontuação que permite ao poema manter um tom confessional sem se tornar prosaico. Há alguns momentos de redundância emocional, mas a sinceridade do texto compensa essa previsibilidade. A força maior está na oscilação entre presença e perda, entre o encontro e o eco, e na forma como o poema tenta transformar uma experiência virtual ou distante numa matéria quase mítica.

Criado em: 9/6 7:03

Links patrocinados