167. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - JohnContreiras. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de JohnContreiras.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Alma minha, talvez tua Alma minha Alma tua Duas almas Numa valsa de sedução Uma minha… outra tua Pompeavam diante da lua Danças duma paixão Embebidas em flama crua Num tempo meio parado Entreguei minha alma nua Num ardente desejo mesclado Algemei tua alma a minha Mesmo ela sendo tua Depois… Cada um ficou com a sua Recordando o que a outra tinha Marcaste a minha com a tua Mesmo a tua não sendo minha Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=5588 © Luso-Poemas O poema constrói-se sobre a duplicidade das almas, e essa duplicidade é logo anunciada no título, que hesita entre a posse e a dúvida — “Alma minha, talvez tua” — instaurando desde o início uma tensão entre pertença e afastamento. A repetição inicial, “Alma minha / Alma tua”, funciona como um espelho quebrado: duas entidades que se reconhecem mas não se fundem, e essa distância é o que dá ao texto a sua respiração. Quando surgem “Duas almas / Numa valsa de sedução”, o poema entra num movimento coreográfico que lhe assenta bem, porque a valsa implica proximidade, rotação, mas também a possibilidade de desencontro a cada passo. A imagem das almas que “pomp eavam diante da lua” tem uma musicalidade interessante, embora o verbo escolhido, pela sua sonoridade, quase quebras a leveza lunar que a cena sugere; ainda assim, a lua funciona como testemunha silenciosa da paixão, e a dança ganha um tom ritual. A segunda estrofe intensifica o calor emocional com “flama crua”, expressão que devolve ao poema uma fisicalidade mais áspera, menos etérea do que a valsa inicial. O “tempo meio parado” cria uma suspensão eficaz, como se o encontro das almas tivesse interrompido o fluxo do mundo. A entrega da “alma nua” num “ardente desejo mesclado” reforça a fusão, mas também revela uma certa redundância lexical — ardente, mesclado, flama — que, embora coerente com o campo semântico do fogo, poderia ganhar mais força com maior contenção. O verso “Algemei tua alma a minha / Mesmo ela sendo tua” é o mais interessante desta secção, porque expõe a contradição central do poema: a tentativa de unir o que não se deixa possuir. A palavra “algemei” introduz uma violência simbólica que contrasta com a delicadeza da valsa inicial, e essa fricção dá profundidade ao texto. O “Depois…” que abre a última parte é uma quebra abrupta, quase cinematográfica, que marca o fim da fusão e o regresso à individualidade. “Cada um ficou com a sua” é um verso seco, quase resignado, que desfaz a ilusão da união total. A recordação do que a outra alma tinha funciona como eco, como marca deixada, e o fecho — “Marcaste a minha com a tua / Mesmo a tua não sendo minha” — é o ponto mais forte do poema, porque condensa a essência da experiência: a impossibilidade de posse não impede a transformação. Há aqui uma maturidade emocional que contrasta com o impulso de algemar da estrofe anterior, e essa evolução interna dá ao poema uma coerência que não depende da linearidade narrativa, mas da tensão entre desejo e perda. O ritmo é fluido, sustentado por versos curtos que permitem ao poema alternar entre leveza e densidade. A repetição funciona como recurso estrutural, não como muleta, e a pontuação mínima favorece a continuidade emocional. Há alguns momentos de previsibilidade imagética, sobretudo no campo do fogo e da lua, mas o poema compensa isso com a honestidade da sua oscilação entre fusão e separação. A força maior está na consciência de que a marca deixada pelo outro não depende da posse, mas do encontro.
Criado em: 9/6 7:06
|
|
|
|
||