197. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - luarperdido. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de luarperdido.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Disse-te adeus sem dizer, calada, desfeita, sem alma. Tecendo frases para converter esta dor em pura calma. Disse-te adeus por amor, caminhei para o outro lado, esqueci todo o calor de todo o nosso amor trocado. Disse-te adeus e morri, chorei, perdi-me e desisti, não me virei no caminho, guardei as memórias no escaninho da ausência que perdura, da dor que não abranda, da violência desta loucura que me assola, puxa e manda só para um poço sem fundo, só mesmo para o fim do mundo Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=6907 © Luso-Poemas O poema organiza‑se em três movimentos de despedida, cada um marcado pela anáfora “Disse‑te adeus”, que funciona como eixo rítmico e emocional, mas também como mecanismo de insistência: a repetição não é redundância, é estrutura. A cadência é regular, com versos curtos, predominantemente octossilábicos ou próximos disso, o que confere ao texto uma oralidade controlada, quase de confissão murmurada. A abertura — “Disse‑te adeus sem dizer, / calada, desfeita, sem alma.” — estabelece de imediato a tensão entre o acto e a impossibilidade do acto: a despedida que não se pronuncia, a palavra que falha, o sujeito que se desfaz. A enumeração “calada, desfeita, sem alma” cria um crescendo de despojamento, embora “sem alma” seja semanticamente mais abstrato e menos imagético, quebrando ligeiramente a força concreta dos dois termos anteriores. O segundo quarteto introduz a tentativa de conversão da dor em calma, mas fá-lo através de um verbo — “tecendo” — que é dos mais eficazes do poema: sugere trabalho, paciência, gesto manual, quase artesanal. A imagem é coerente com a ideia de transformar sofrimento em linguagem. A rima “converter / calma” é toante e discreta, funcionando melhor do que as rimas mais explícitas que surgem depois (“lado / trocado”), que soam mais previsíveis e menos orgânicas. O segundo bloco reforça a despedida como acto de amor, mas aqui o poema perde alguma tensão interna: “esqueci todo o calor / de todo o nosso amor trocado” repete “todo” duas vezes e “amor” duas vezes, o que empobrece a densidade lexical. A expressão “amor trocado” é convencional e não acrescenta novidade imagética. Ainda assim, o ritmo mantém-se firme, e a progressão emocional é clara. O terceiro movimento é o mais forte do poema. A sequência “e morri, / chorei, perdi-me e desisti” intensifica o pathos, mas o verso mais eficaz é “não me virei no caminho”: aqui há contenção, gesto, imagem concreta, e uma ética da despedida que é mais poderosa do que qualquer dramatização. A metáfora do “escaninho / da ausência que perdura” é interessante: o “escaninho” introduz um objecto inesperado, quase burocrático, que contrasta com a intensidade emocional e, por isso mesmo, funciona. A partir daí, o poema entra numa espiral descendente — “dor que não abranda”, “violência desta loucura”, “poço sem fundo”, “fim do mundo” — mas aqui a linguagem torna-se mais genérica, aproximando-se de um léxico já muito usado na poesia confessional. A força imagética dilui-se um pouco porque as metáforas deixam de ser específicas e passam a ser universais, previsíveis. Do ponto de vista formal, o poema mantém coerência rítmica, mas a rima é irregular: ora surge emparelhada, ora solta, ora toante, ora plena. Isso não é um defeito em si, mas cria uma oscilação que nem sempre parece intencional. Há, contudo, uma honestidade estrutural: o poema sabe que é um texto de despedida e organiza-se como tal, em ondas sucessivas de afastamento. Em síntese: os melhores momentos são os de contenção imagética (“tecendo frases”, “não me virei no caminho”, “escaninho da ausência”), onde o poema encontra singularidade. Os momentos menos fortes são os que recorrem a expressões demasiado genéricas (“amor trocado”, “poço sem fundo”, “fim do mundo”), que empobrecem a textura verbal. Mas o conjunto mantém coerência, ritmo e uma progressão emocional clara, sustentada pela anáfora que dá unidade ao texto.
Criado em: 17/6 7:35
|
|
|
|
||