198. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Ajota.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Ajota.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Tão longe, tão perto...
tanto céu aberto,
tanta dor por doer
e eu tão sem estar
em tanto por ficar
a Teu lado, por tanto querer...

Tão longe, tão perto...
e tanto tenho certo
o queixume que consome,
que a dor é fome
de lamento
a cada momento
de céu por abrir

e eu... sem partir.

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=6978 © Luso-Poemas

O poema constrói‑se sobre uma oscilação semântica e rítmica entre dois pólos — “tão longe, tão perto” — que funciona como refrão conceptual e emocional. Esta duplicidade instala desde o início uma tensão espacial que é, na verdade, psicológica: o sujeito poético vive num intervalo, num entre‑lugar onde a distância e a proximidade coexistem sem se resolverem. A repetição do verso inicial no segundo bloco reforça essa suspensão, criando uma circularidade que impede o avanço narrativo e sublinha o estado de irresolução.

A economia verbal é uma das forças do poema: versos curtos, quase todos com ritmo binário, que criam uma cadência sincopada, como se cada linha fosse um fôlego breve. A abertura — “Tão longe, tão perto... / tanto céu aberto” — estabelece uma relação eficaz entre espaço exterior e espaço interior. O “céu aberto” funciona como metáfora de amplitude, mas também de vulnerabilidade: o excesso de céu contrasta com a clausura emocional do sujeito. A rima interna “perto / aberto” é discreta e bem colocada, sem soar forçada.

A segunda linha forte surge em “tanta dor por doer”: aqui o poema encontra uma expressão feliz, porque transforma a dor em algo ainda por acontecer, uma dor latente, suspensa, que reforça a ideia de incompletude. O verso seguinte — “e eu tão sem estar” — é mais arriscado: a elipse verbal cria um efeito interessante, mas a expressão “sem estar” é vaga e perde alguma precisão imagética. No entanto, recupera-se logo a seguir com “em tanto por ficar / a Teu lado”, onde a quebra sintáctica cria um pequeno desvio rítmico que funciona bem.

O segundo bloco aprofunda a tensão entre certeza e lamento. “E tanto tenho certo / o queixume que consome” é um dos momentos mais eficazes: a certeza do queixume é paradoxal e dá densidade ao sujeito poético. A rima “consome / fome” é previsível, mas ganha força pela coerência semântica: a dor como fome é uma metáfora antiga, mas aqui funciona porque está integrada num campo lexical de carência e espera.

O poema atinge o seu ponto mais interessante em “de céu por abrir / e eu... sem partir.” A suspensão gráfica dos três pontos prolonga o silêncio interior, e o contraste entre “abrir” e “partir” cria uma tensão final que sintetiza o conflito do texto: o mundo abre-se, mas o sujeito permanece imóvel. É um fecho eficaz, porque não resolve — e a não‑resolução é coerente com todo o poema.

Do ponto de vista formal, há uma oscilação entre rimas toantes e rimas plenas, mas a irregularidade não prejudica o ritmo; pelo contrário, contribui para a sensação de hesitação. A linguagem é simples, mas não simplista; há momentos de grande precisão (“tanta dor por doer”, “o queixume que consome”), e outros mais genéricos (“tanto céu aberto”, “a cada momento”), mas o conjunto mantém unidade e respiração própria.

Em síntese: o poema vive da tensão entre imobilidade e desejo, entre distância e proximidade. Os melhores momentos surgem quando a linguagem se torna mais concreta e paradoxal. O fecho é forte e coerente. A única fragilidade é a ocasional vagueza lexical, mas não compromete a integridade do texto.

Criado em: 17/6 7:38

Links patrocinados