199. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Hugo Cabelo.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Hugo Cabelo.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Em mim e no que me enleia
É tudo vivo, vermelho.
De um sangue tão vivo
Que tudo e todos permeia.

Um vermelho sujo de ira,
Preenchido de raiva
Que apanhei por aí.
Nasce em mim o Sol.

Põe-se em mim o Sol
E o vermelho é vivo,
Tudo é vivo aqui,
Em mim e ao meu redor.

De um vermelho tão doce!
E tão fogoso também!
Como se todo eu tivesse sido posto a arder
E todo eu sou, de repente,
Um sagrado coração.

Nada... Nada...
Nada!
Nada disto sou,
Sou tudo, menos isto!
Isto, emano, irradio.

Acabo por encontrar diminuto
Em evidência por se destacar de tudo
Um quase nada;

E um pouco mais de nada
Eu seria o vazio!

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=7056 © Luso-Poemas

Este poema organiza‑se em torno de um campo cromático único — o vermelho — que funciona como eixo simbólico, emocional e imagético. A repetição insistente do termo cria uma espécie de pulsação interna, como se o texto respirasse ao ritmo da cor. O vermelho aqui não é apenas cor: é sangue, ira, fogo, sacralidade e, finalmente, vazio. O percurso do poema é, portanto, um arco que vai do excesso ao quase‑nada.

A abertura — “Em mim e no que me enleia / É tudo vivo, vermelho.” — estabelece de imediato uma fusão entre sujeito e ambiente. O verbo “enleia” é uma escolha feliz: sugere enredamento, captura, mas também sedução. A frase “É tudo vivo, vermelho” tem força, mas a repetição de “vivo” ao longo do poema, embora coerente, corre o risco de perder impacto pela insistência. Ainda assim, a ideia de permeabilidade — “Que tudo e todos permeia” — reforça a expansão do vermelho como força invasiva.

O segundo bloco introduz a dimensão emocional: “vermelho sujo de ira”, “preenchido de raiva”. Aqui o poema aproxima‑se de um léxico mais previsível, mas recupera intensidade com a frase “Nasce em mim o Sol.” A imagem é forte, porque desloca o foco do sangue para a luz, mantendo a cor, mas alterando o símbolo. O verso seguinte — “Põe-se em mim o Sol” — cria um paralelismo eficaz, quase litúrgico, que dá ao poema um movimento de ciclo, de respiração cósmica.

O terceiro bloco é o mais imagético: “Como se todo eu tivesse sido posto a arder / E todo eu sou, de repente, / Um sagrado coração.” Aqui o poema atinge o seu ponto mais alto. A imagem do “sagrado coração” é carregada de tradição iconográfica, e a sua inserção num contexto de fogo e excesso dá-lhe uma força simbólica inesperada. É um momento de elevação, quase místico, que contrasta com a secura do bloco final.

A secção seguinte — “Nada... Nada... / Nada! / Nada disto sou” — introduz uma quebra abrupta, quase teatral. A repetição de “Nada” funciona como martelo rítmico, mas também como negação radical do que foi afirmado antes. Este contraste é eficaz: o poema desmonta a própria construção simbólica que vinha erguendo. A frase “Sou tudo, menos isto!” é forte, mas ligeiramente genérica; no entanto, o verso seguinte — “Isto, emano, irradio.” — recupera densidade ao transformar o vermelho numa energia emanada, não numa identidade.

O fecho — “Acabo por encontrar diminuto / Em evidência por se destacar de tudo / Um quase nada; / E um pouco mais de nada / Eu seria o vazio!” — é um dos momentos mais interessantes do poema. A ideia de “quase nada” como entidade que se destaca é paradoxal e eficaz. O ritmo desacelera, a sintaxe alonga-se, e o poema termina num ponto de rarefacção extrema: do excesso cromático ao vazio absoluto. Esta trajectória é coerente e bem construída.

Do ponto de vista formal, o poema alterna versos curtos e médios, com rimas ocasionais e discretas. A irregularidade métrica não prejudica o ritmo; pelo contrário, reforça a sensação de fluxo emocional. A repetição é usada como técnica de intensificação, embora por vezes se aproxime do excesso. O campo lexical é coeso, mas poderia beneficiar de maior variedade imagética em alguns momentos intermédios.

Em síntese: o poema é forte quando trabalha o vermelho como símbolo múltiplo e quando arrisca imagens de grande carga (o “sagrado coração”, o nascer e pôr‑se do sol dentro do sujeito). É menos eficaz quando recorre a expressões mais genéricas (“preenchido de raiva”, “sou tudo, menos isto”). O arco que vai do excesso ao vazio é bem conseguido e dá ao texto uma estrutura interna clara e expressiva.

Criado em: 17/6 7:41

Links patrocinados