200. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - mjoao.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de mjoao.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Meu pequeno anjo de asa
vermelha
de salpicada tinta permanente
negra
que já libertas o guerreiro no
poema.
Nos poetas filhos do deus.
ateus.
Atroz o vôo.
Atrás vou eu.
Meu pequeno anjo de asa vermelha
que rasgas o arco na flecha, iris do mel.
Da abelha aflita.
Meu pequeno anjo
sem pena
na asa nua. tua
já vai alto o amanhã
meu pequeno anjo de asa pousada
que me desliza na mão
quente
de fósforo sem caixa
onde te guarde meu pequeno anjo
Voa
Voa meu pequeno anjo
que já não conto
os segundos seguidos que já não estão.
que já pressinto a hora.
lentamente. asinha na asa

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=7143 © Luso-Poemas

Este poema constrói-se como uma invocação fragmentada, quase litânica, dirigida a uma figura ambígua — o “pequeno anjo” — que oscila entre o sagrado, o bélico e o orgânico. A força do texto reside precisamente nessa oscilação: o anjo não é uma entidade estável, mas um símbolo em metamorfose constante. A repetição insistente de “meu pequeno anjo” funciona como refrão afectivo, mas também como âncora rítmica que organiza o poema em ondas sucessivas.

A abertura — “Meu pequeno anjo de asa / vermelha / de salpicada tinta permanente / negra” — é eficaz porque fragmenta a imagem em cortes verticais. Os enjambements criam uma sensação de desdobramento visual: a asa vermelha, depois a tinta negra, depois a permanência. A cor é aqui um elemento estrutural, e o contraste vermelho/negro instala desde cedo uma tensão simbólica entre vida e sombra, sangue e tinta, pureza e mancha. A expressão “que já libertas o guerreiro no / poema” introduz uma dimensão metapoética interessante: o anjo é também o agente que liberta o guerreiro, e o campo de batalha é o próprio poema. Esta autorreferencialidade é um dos pontos fortes do texto.

A sequência “Nos poetas filhos do deus. / ateus.” é um dos momentos mais ousados. A quebra abrupta entre “deus” e “ateus” cria um jogo fonético e semântico que desestabiliza o leitor. Há aqui ironia, mas também uma reflexão sobre a condição do poeta: filho de um deus que não reconhece, ou que não existe. A concisão destes dois versos é poderosa.

“Atroz o vôo. / Atrás vou eu.” é outro par bem conseguido. A aliteração entre “atroz” e “atrás” cria uma ligação sonora que reforça a relação simbólica entre o anjo e o sujeito poético: o anjo voa, o sujeito segue, mas sempre em atraso, sempre na sombra. A economia verbal é exemplar.

O bloco seguinte — “que rasgas o arco na flecha, iris do mel. / Da abelha aflita.” — introduz uma imagem inesperada. A “íris do mel” é uma metáfora original, embora ligeiramente hermética; a associação à abelha aflita cria uma tensão entre doçura e perigo, mas a ligação sintáctica é abrupta, quase brusca, o que pode ser intencional para reforçar a estranheza.

A secção “Meu pequeno anjo / sem pena / na asa nua. tua” trabalha bem a ambiguidade entre “pena” enquanto pluma e enquanto sentimento. A ausência de pena torna a asa nua, vulnerável, mas também mais crua. O deslizamento de “nua” para “tua” é um gesto sonoro interessante, embora arriscado: cria um eco íntimo, mas pode soar demasiado directo.

O verso “de fósforo sem caixa / onde te guarde” é um dos mais fortes do poema. A imagem é inesperada, quase surreal: guardar um anjo num fósforo sem caixa é impossível, e é precisamente essa impossibilidade que dá força ao verso. É uma metáfora de fragilidade extrema, de algo que se quer proteger mas que não tem lugar onde caber.

A repetição final — “Voa / Voa meu pequeno anjo” — funciona como clímax emocional, mas o poema ganha densidade sobretudo nos versos seguintes: “que já não conto / os segundos seguidos que já não estão.” Aqui há uma reflexão sobre o tempo perdido, o tempo que já não se mede porque já não existe. O fecho — “que já pressinto a hora. / lentamente. asinha na asa” — é enigmático e eficaz. “Asinha na asa” é uma expressão que cria um eco interno, quase infantil, mas que encerra o poema num sussurro, num gesto de diminuição, como se o anjo se recolhesse dentro da própria asa.

Formalmente, o poema aposta na fragmentação, no verso curto, na quebra sintáctica e na repetição. A irregularidade é intencional e serve o tom de invocação. Há momentos de grande força imagética e outros de opacidade, mas a opacidade aqui não é defeito: faz parte da atmosfera simbólica que o poema constrói.

Em síntese: trata-se de um texto que vive da tensão entre o sagrado e o terreno, entre o anjo e o poeta, entre a cor e a sombra. Os melhores momentos surgem nas imagens inesperadas e nos cortes abruptos. A linguagem é inventiva, por vezes hermética, mas sempre coerente com o universo simbólico que convoca.

Criado em: 17/6 7:43

Links patrocinados