204. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - In_Loko.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de In_Loko.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Sempre que posso vou até ao mar ao fim da tarde,
Ver o sol a deitar-se, enorme, resplandecente de brilhos a nadar,
Nas águas curvadas que fazem de tela às suas cores galantes,
Em danças de mímica que me embalam o olhar…

E se perguntar ao mar se gosta dos flocos de átomos,
Quem em si se deitam embelezando-o,
Ouço nos ruídos das ondas beijando as rochas,
A afirmação plena do sim batendo no paredão salpicando-o…

E no último olhar e aceno de despedida do sol,
Ficam lençóis de cores espalhados na água e no céu,
Tricotados pela ondulação mais calada e suave,
Que pressagia o entardecer do meu sentir de ave…

E no esbater do colorido pelo horizonte,
Os silêncios do meu pensar,
Até então muito activos,
Juntam-se às ondas que se estendem pela areia,
Em preguiça e sorrisos mansos.
Que acompanham meu andar,
Calmo e sereno do que ali deixei dos meus sentidos!...

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=7298 © Luso-Poemas

O poema constrói-se como uma contemplação prolongada do entardecer junto ao mar, e a sua força está na cadência calma, quase respiratória, que acompanha o movimento das ondas. A abertura — “Sempre que posso vou até ao mar ao fim da tarde, / Ver o sol a deitar-se, enorme, resplandecente de brilhos a nadar” — estabelece logo um cenário visual muito claro: o sol não se põe, “deita-se”, e essa escolha humaniza o gesto, tornando-o íntimo. A imagem dos “brilhos a nadar / Nas águas curvadas” funciona bem porque cria continuidade entre luz e movimento; nada é estático, tudo se dobra, se mistura, se prolonga.

A segunda estrofe introduz um diálogo subtil com o mar: “E se perguntar ao mar se gosta dos flocos de átomos / Quem em si se deitam embelezando-o”. A expressão “flocos de átomos” é curiosa — mistura ciência e poesia, e dá ao corpo humano uma dimensão quase microscópica. A resposta do mar surge não em palavras, mas no som das ondas “beijando as rochas”, o que reforça a ideia de que a natureza responde, mas à sua maneira. O verso final desta estrofe — “A afirmação plena do sim batendo no paredão salpicando-o…” — é eficaz porque transforma o impacto da onda numa espécie de linguagem física.

A terceira estrofe é talvez a mais conseguida. O “último olhar e aceno de despedida do sol” deixa “lençóis de cores espalhados na água e no céu”, e a metáfora dos lençóis funciona muito bem: é doméstica, suave, íntima, e contrasta com a vastidão do cenário. O verbo “tricotados” dá textura ao movimento da ondulação, como se o mar fosse uma artesã silenciosa. O fecho da estrofe — “Que pressagia o entardecer do meu sentir de ave…” — é mais arriscado, porque introduz uma subjetividade mais abstrata. Ainda assim, a imagem da ave sugere leveza, deslocação, talvez melancolia.

A última estrofe recolhe tudo para dentro: “E no esbater do colorido pelo horizonte, / Os silêncios do meu pensar, / Até então muito activos, / Juntam-se às ondas que se estendem pela areia”. Aqui o poema abandona a descrição e entra num registo mais meditativo. A ideia de que os pensamentos se juntam às ondas é simples, mas eficaz: dissolve-se a fronteira entre interior e exterior. O final — “Em preguiça e sorrisos mansos. / Que acompanham meu andar, / Calmo e sereno do que ali deixei dos meus sentidos!...” — fecha o poema num tom de serenidade, quase de purificação. Há um ligeiro excesso de elipse emocional, mas o ritmo lento sustenta o efeito.

No conjunto, o poema vive da harmonia entre descrição e sensação. Não procura rupturas formais nem metáforas inesperadas; aposta na continuidade, na suavidade, na fusão entre paisagem e estado de espírito. E essa coerência dá-lhe solidez.

Criado em: Hoje 7:39:56

Links patrocinados