208. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Jorge B.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Jorge B.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Meu amor...
Pensei homenagear-te públicamente,
Fazendo um discurso solene
Em tua honra e louvor,
Expressando a minha gratidão,
O meu afecto e o meu profundo amor.
Faltam-me as palavras, nem tento fazê-lo !
Aceita-o como se o tivesse feito.
Quero apenas uma coisa...
Viver o tempo suficiente,
Para de algum modo,
Te poder retribuir essa tua enorme generosidade,
Que pouco mereço !
Trouxeste-me um caminho novo.
Chegaste á minha vida e encheste o meu mundo.
Caminhando a teu lado,
Encontrei a paz, a serenidade,
A felicidade no meu coração !
Contigo...
Deixei de chorar,
Reaprendi a sorrir !
Contigo...
Deixei de sofrer,
Reaprendi a viver !
Não existem gestos, palavras,
Homenagens, louvores,
Que definam o real agradecimento
De que és merecedora !
Se o meu coração falasse,
Concerteza contaria a todo o mundo,
A imensa felicidade que nele existe !
Como te poderei agradecer ?
Simplesmente...
Te amando com todas as minhas forças.
Bem hajas, meu amor !
Até já !...

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=7483 © Luso-Poemas

Este poema constrói‑se como uma declaração devocional, organizada em torno de um eixo central: a tentativa de agradecer o que é percebido como uma dádiva absoluta. A voz poética assume desde o início uma posição de insuficiência — “faltam‑me as palavras” — que funciona como dispositivo retórico clássico: a captatio humilitatis que legitima, paradoxalmente, a intensidade do que se segue. O sujeito não descreve o amor; descreve a incapacidade de o descrever, e é essa impossibilidade que sustenta a emoção do texto.

A estrutura é linear, quase confessional, sem rupturas sintácticas ou imagens inesperadas. O poema avança por enumeração afectiva: gratidão, afecto, amor, generosidade, paz, serenidade, felicidade. Esta acumulação cria um campo semântico homogéneo, mas também previsível; a força emocional nasce mais da sinceridade do tom do que da originalidade das imagens. A repetição de “contigo...” funciona como refrão interno, marcando a viragem existencial da voz poética — antes sofrimento, agora redenção. É eficaz enquanto ritmo, mas poderia ganhar maior densidade se contrastasse com imagens mais concretas ou simbólicas.

Há um movimento claro de ascensão: do desejo de homenagear, à confissão da insuficiência, ao reconhecimento da transformação interior, culminando na entrega total (“te amando com todas as minhas forças”). O fecho — “Bem hajas, meu amor! / Até já!” — introduz uma despedida que não é ruptura, mas continuidade afectiva. É um final que ecoa a oralidade e reforça o carácter epistolar do texto.

Do ponto de vista formal, há pequenos deslizes: “públicamente” deveria ser publicamente; “Concerteza” deveria ser com certeza; “á minha vida” deveria ser à minha vida. Nada que comprometa a leitura, mas que, num texto tão centrado na solenidade, mereceria revisão.

Em termos literários, o poema situa‑se na tradição da poesia afectiva contemporânea de foro íntimo, mais próxima da carta amorosa do que da construção metafórica. A força reside na transparência emocional e na coerência do tom; a fragilidade, na ausência de tensão imagética ou conceptual. É um texto que cumpre plenamente o que se propõe: agradecer, exaltar, reconhecer — mas não arrisca além disso.

Criado em: Hoje 17:47:59

Links patrocinados