210. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - MagnoRobertoAlmeida.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de MagnoRobertoAlmeida.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Foi assim,
no encontro despretensioso de um olhar...
Um telefonema,
um tímido diálogo,
um convite para conversar

Foi assim,
O teu encanto conquistou meu coração
O teu sorriso tomou conta do meu ser
O teu amor, a razão do meu viver

Foi assim,
Encontros e desencontros
Vidas complicadas
Corações magoados
Idas e vindas
Partidas e chegadas

Foi assim,
Loucuras apaixonantes
Viagens alucinantes
Amor, paixão e prazer

Foi assim,
Cada encontro e cada beijo
Foram lindos momentos de amor

E foi assim
Que eu aprendi a te amar
Te querer, te desejar
Te perpetuar em minha alma
Para continuar te amando
Te querendo e te desejando
Para todo o sempre
Meu doce amor

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=7580 © Luso-Poemas

Este poema organiza‑se como uma narrativa afectiva em espiral, construída sobre a repetição estruturante de “foi assim”, que funciona como eixo rítmico e como dispositivo de memória. A voz poética revisita o percurso amoroso não como relato cronológico, mas como sucessão de quadros emocionais, cada um condensado numa pequena vinheta: o olhar inicial, o telefonema, o diálogo tímido, o convite. A simplicidade deliberada destes elementos reforça a autenticidade do tom — o poema não procura metáforas elaboradas, mas a força da recordação.

A repetição anafórica cria um efeito de mantra, quase litúrgico, que dá ao texto uma cadência oral. Cada bloco introduz uma camada distinta da relação: primeiro o encontro, depois o encantamento, depois as dificuldades (“vidas complicadas”, “corações magoados”), depois a intensidade física e emocional (“loucuras apaixonantes”, “viagens alucinantes”), até culminar na aprendizagem do amor. Esta progressão é eficaz porque mantém coerência temática e emocional, mas poderia ganhar maior densidade se houvesse maior contraste imagético entre as secções — a repetição, embora funcional, tende a uniformizar o impacto.

O poema trabalha sobretudo com substantivos abstractos — amor, paixão, prazer, encontros, desencontros — o que lhe confere um tom universal, mas também o afasta de uma singularidade mais poética. A ausência de imagens concretas ou metáforas sensoriais limita a profundidade estética, embora preserve a clareza emocional. A força do texto reside na sinceridade e na linearidade afectiva, não na inovação formal.

A última secção, onde o eu lírico declara ter aprendido a amar, desejar e perpetuar o outro na alma, funciona como síntese e como fecho. Há aqui uma mudança subtil: o amor deixa de ser narrado e passa a ser interiorizado, transformado em permanência. O uso de verbos no infinitivo (“te amar”, “te querer”, “te desejar”) reforça a ideia de continuidade, de promessa que se estende para além do tempo narrado.

Do ponto de vista formal, o poema é limpo, sem erros relevantes, com uma fluidez que favorece a leitura. A única fragilidade é a previsibilidade de algumas formulações, que se aproximam do registo epistolar romântico mais convencional. Ainda assim, dentro desse registo, o texto é coerente, honesto e ritmicamente bem sustentado.

Em suma, trata‑se de um poema que privilegia a memória afectiva e a cadência repetitiva como forma de organizar a experiência amorosa. Não arrisca formalmente, mas cumpre com solidez o que se propõe: fixar, em linguagem simples e emotiva, a história de um amor que se tornou destino.

Criado em: Hoje 19:01:52

Links patrocinados