213. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Josete. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Josete.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Por que nossos caminhos não se cruzaram e nossos corações não se uniram? Por que este teu silêncio angustiante, se eu espero ouvir-te a cada instante? Por que ainda não houve a nossa união, se eu estou guardando-lhe meu coração? Por que escondes a tua bela aura e o nosso encontro não instaura? Por que ainda não te encontrei. se eu sinto que sempre te amei? Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=7828 © Luso-Poemas O texto organiza‑se como uma sequência de interrogações que não procuram resposta, mas funcionam como um mecanismo de intensificação emocional. A estrutura anafórica do por que cria um movimento circular, quase litúrgico, onde cada pergunta não avança, mas aprofunda a mesma ferida. Há uma tensão entre expectativa e ausência: o eu lírico projeta sempre um “tu” idealizado, mas esse “tu” permanece imóvel, silencioso, quase abstrato. O poema vive dessa assimetria — um sujeito que fala demais e um destinatário que não fala nada. A cadência é simples, mas eficaz: versos curtos, rimas discretas, um ritmo que se aproxima da oração ou da súplica. A fragilidade maior está na previsibilidade semântica: coração, união, silêncio, aura, encontro, amor — um léxico muito conhecido, que funciona mas não surpreende. Contudo, a última pergunta introduz uma torção interessante: o amor é anterior ao encontro, o sentimento precede a realidade, e isso dá ao poema uma dimensão de destino não cumprido, quase fatalista. O texto funciona melhor quando assume essa contradição — amar antes de conhecer — do que quando insiste na lamentação repetida. Há uma coerência emocional, mas falta-lhe um risco imagético que o distinga; ainda assim, a sinceridade do tom sustenta a peça.
Criado em: Hoje 17:00:03
|
|
|
|
||