220. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - voronov. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de voronov.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Dei-te uma pedrinha branca, na praia da nossa infância. Dei-te um beijo no recreio, tão curto, de ignorância. Dei-te a mão no cinema, o coração a palpitar, depois de teres partido, depois de te ver voltar. Dei-te o amor duma vida, dei-te filhos, fui teu par, e agora que já não te tenho, dou por mim a soluçar. Olha por mim neste mundo, olha para mim, a penar, Leva-me num segundo, não me deixes a chorar. Quando puder voltar para ti, vou dizer-te, vou gritar, quero dar-te uma pedrinha, branquinha, junto ao mar. Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=8156 © Luso-Poemas Este poema constrói‑se como uma linha contínua de vida, um fio que começa na infância e termina na promessa pós‑vida. A força está na simplicidade narrativa, mas sobretudo na forma como cada gesto — mínimo, quase insignificante — se transforma em símbolo de uma história inteira. A “pedrinha branca” é o primeiro desses símbolos: pequena, humilde, mas carregada de pertença. É um objecto que fixa o início de tudo, e o poema vai regressar a ele no final, fechando o ciclo com uma precisão emocional rara. A primeira estrofe estabelece o tom: infância, inocência, gestos breves. O beijo “tão curto, de ignorância” é uma imagem poderosa porque não é idealizada; é um amor que começa antes de saber o que é o amor. O poema não tenta embelezar o passado — apenas o restitui com a nitidez de quem o viveu. A segunda estrofe introduz o primeiro abalo: “depois de teres partido, / depois de te ver voltar.” Aqui o poema ganha profundidade temporal. O amor não é linear; é feito de idas e regressos, de interrupções que deixam marcas. O coração a palpitar no cinema não é apenas emoção juvenil — é o corpo a reagir ao risco da perda. A terceira estrofe é o núcleo emocional do poema. “Dei‑te o amor duma vida, / dei‑te filhos, fui teu par” — a enumeração é directa, sem ornamentos, quase prosaica, mas é precisamente essa sobriedade que lhe dá peso. A frase seguinte — “e agora que já não te tenho, / dou por mim a soluçar” — é o ponto de ruptura. Não há dramatização; há constatação. A dor é dita sem grito, e por isso é mais funda. A quarta estrofe desloca o poema para o território do luto. O pedido — “Olha por mim neste mundo” — não é súplica desesperada, mas continuidade do vínculo. O verso “Leva‑me num segundo” é arriscado, mas funciona porque não é teatral; é a expressão de quem perdeu o eixo e procura reencontro, não fuga. O fecho é exemplar. O poema regressa à pedrinha branca, mas agora transfigurada: já não é símbolo de começo, mas de reencontro. O gesto infantil torna‑se promessa eterna. A imagem final — “branquinha, junto ao mar” — devolve o poema ao lugar onde tudo começou, mas com a maturidade de quem atravessou uma vida inteira. É um círculo perfeito, sem artifícios. O poema funciona porque é honesto, directo, sem excesso. A emoção não vem do vocabulário, mas da arquitectura: infância → juventude → vida partilhada → perda → promessa. É um arco completo, e o leitor sente que nada falta e nada sobra.
Criado em: Hoje 6:34:19
|
|
|
|
||