222. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Menina do Rio. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Menina do Rio.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Vem Vamos fazer deste quarto o nosso ninho Tendo a lua iluminando nossos corpos E sobre os alvos lençóis de nossa cama Cavalgar no compasso da paixão Vem Toca-me com tuas mãos sedentas Afaga-me os cabelos em desalinho E num longo e doce beijo Desnuda-me corpo e alma E me deixa nua à luz da lua Desce tuas mãos devagarinho Acaricia-me a pele ardente Me afaga os seios... Sem receios sem pudor Devora-me a boca Faz-me louca, insana nesta hora Não há nada lá fora, só nós dois E, num doce delírio faz-me tua Pulsa em mim o teu desejo Ardente, quente... A tua chama Me ama Desliza tuas mãos em minhas curvas Descobres caminhos Minhas sendas, minha seiva Desfrutas Como se fosse um mel Depois Deixa-me cair exausta em nosso leito Afagar-te a pele e, em teu peito Adormecer ... Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=8160 © Luso-Poemas Este texto organiza-se como um convite progressivo, quase coreografado, onde cada verso funciona como um gesto anunciado. A repetição de “Vem” no início estabelece o tom imperativo-afectivo e cria uma abertura que é simultaneamente chamamento e cenário. A lua, os lençóis, o quarto — tudo é convocado como espaço simbólico, não apenas físico: o poema constrói um microcosmo onde o mundo exterior desaparece e a relação se torna centro absoluto. Essa clausura voluntária é um dos elementos mais fortes do texto. A cadência é marcada por verbos de acção sucessivos, que criam uma sensação de movimento contínuo. Há uma intenção clara de transformar o corpo em território poético, mas o que importa aqui é a forma como o poema usa esse território: não como descrição anatómica, mas como percurso emocional. A progressão verbal — tocar, afagar, desnudar, deslizar, descobrir — funciona como uma escalada rítmica que conduz o leitor por uma sequência de intensidades. Mesmo sem entrar nos detalhes sensoriais, percebe-se que o poema quer construir um crescendo que culmina num estado de exaustão partilhada, quase ritual. O verso “Não há nada lá fora, só nós dois” é o eixo conceptual do texto. Ele suspende o tempo e o espaço, criando uma bolha narrativa onde a relação se torna absoluta. É um verso que poderia facilmente cair no cliché, mas aqui funciona porque está sustentado por uma preparação imagética coerente: o quarto como ninho, a lua como testemunha, o leito como destino. A secção final, com o “Depois”, é particularmente eficaz porque quebra o ritmo ascendente e introduz uma suavidade que contrasta com a intensidade anterior. O poema não termina no auge, mas no repouso — e isso dá-lhe maturidade. A imagem do adormecer no peito do outro funciona como resolução emocional, não como epílogo decorativo. Do ponto de vista formal, há alguns pontos que podem ser afinados. A pontuação é irregular e, em certos momentos, a ausência de pausas retira impacto a imagens que mereciam respiração. O uso de reticências é frequente e poderia ser reduzido para evitar dispersão rítmica. Há também uma tendência para acumular verbos num mesmo campo semântico, o que cria redundância; uma selecção mais precisa tornaria o poema mais incisivo. Ainda assim, a peça tem coerência interna, ritmo, e uma intenção clara de construir uma experiência emocional totalizante. O texto não se limita a descrever; organiza uma dramaturgia íntima, com início, clímax e repouso, o que lhe dá estrutura narrativa e não apenas lírica.
Criado em: Hoje 20:13:55
|
|
|
|
||