229. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - AleQuites. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de AleQuites.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. teu olhar apresenta um brilho abrasado que faz do silêncio aquela íntima festa. teu olhar molhado de lágrimas faz de mim menina boba sem ação teu olhar qual extravagante que arrisca piscadas brincadeira de verdade busca gritos no meu silêncio teu olhar é um caminho vazio no qual eu quero caminhar plantar flores e árvores fazer um campo bem gramado teu olhar no meio do caminho faz-me perder a direção por e com tanta luz. Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=8696 © Luso-Poemas Este poema trabalha uma única obsessão — o olhar como força centrípeta, capaz de reorganizar o mundo interior da voz poética — mas faz isso com uma oscilação interessante entre ternura, vertigem e perda de orientação. A estrutura em blocos repetidos (“teu olhar…”) cria um efeito de ladainha emocional, quase um rosário íntimo, onde cada estrofe acrescenta uma nuance diferente ao mesmo núcleo simbólico. A repetição não é preguiça: funciona como insistência afetiva, como quem tenta decifrar um enigma que se desloca sempre um pouco mais. A primeira estrofe é a mais forte em termos de imagem: “um brilho abrasado / que faz do silêncio / aquela íntima festa.” Há aqui um contraste eficaz — abrasamento e silêncio, festa e intimidade — que dá densidade à abertura. O poema começa bem porque não explica: sugere. O silêncio transformado em festa é uma imagem que se sustenta por si, sem precisar de adjetivação excessiva. Na segunda estrofe, o tom desce para o sentimental, mas sem cair no melodrama. “Menina boba / sem ação” é uma expressão arriscada, porque se aproxima do cliché, mas funciona dentro da lógica do texto: a vulnerabilidade é assumida, não decorativa. Ainda assim, esta secção é a menos inventiva em termos de linguagem — é mais direta, menos imagética. A terceira estrofe recupera força: “qual extravagante / que arrisca piscadas / brincadeira de verdade / busca gritos no meu silêncio.” Aqui há tensão, jogo, provocação. A expressão “extravagante que arrisca piscadas” é boa, tem ritmo e estranheza. O verso “busca gritos no meu silêncio” é eficaz, embora já se aproxime de um campo semântico muito usado na poesia amorosa; salva-se porque dialoga com a “festa silenciosa” da primeira estrofe, criando coerência interna. A quarta estrofe muda de registo: passa do impacto emocional para o desejo de construção. “Caminho vazio / no qual eu quero caminhar / plantar flores e árvores / fazer um campo bem gramado.” É uma imagem pastoral, quase idílica, que contrasta com o abrasamento inicial. Aqui o poema abre espaço, respira. A metáfora do olhar como território a ser cultivado é interessante, embora o “campo bem gramado” seja demasiado literal e menos poético — falta-lhe tensão, falta-lhe risco. A última estrofe fecha bem: “faz-me perder a direção / por e com tanta luz.” A duplicação “por e com” é um bom achado, porque cria hesitação, tropeço, desorientação — exatamente o que o verso quer transmitir. A luz como excesso, não como guia, é uma inversão feliz. Em termos formais, o poema mantém coerência rítmica, mesmo sem métrica fixa. A repetição anafórica dá-lhe unidade. Há alguns lugares onde a linguagem se aproxima do lugar-comum (“menina boba”, “campo bem gramado”), mas o conjunto sustenta-se pela sinceridade e pela variação imagética entre fogo, água, jogo e paisagem. É um poema que vive da insistência e da multiplicidade de ângulos sobre um mesmo objeto — e isso, aqui, funciona.
Criado em: Hoje 19:38:36
|
|
|
|
||