236. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Veridiana Rocha.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Veridiana Rocha.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

De mãos dadas
Permita meu coração escrever, através delas,
O sentimento infinito que grita desesperado
Dentro de minh’alma.

De mãos dadas
Voe comigo ao mundo dos sonhos
Que habita tão perto de nós
E nem nos dávamos conta.

De mãos dadas,
Leve minha vida
Ao inferno e ao céu
Da sua vida.

De mãos dadas
Ajuda minha poesia a cantar
E a espalhar esse amor
Entre todos que agora a lêem.

De mãos dadas
Por favor...
Não deixe a esperança escapar
Através dos meus dedos.

Sem as suas mãos
Sei que não posso [...]
Sei que não sou [...]
Sei que emudeço.

Por isso,
Preciso da sua mão,
Para seguir em paz

[...]

Dá-me tua mão?

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=9092 © Luso-Poemas

Este poema constrói-se sobre uma única imagem axial — as mãos dadas — que funciona simultaneamente como gesto físico, metáfora afetiva e estrutura rítmica. A repetição anafórica de “De mãos dadas” não é mero recurso estilístico: ela cria uma pulsação, um compasso emocional que organiza o texto como se fosse uma ladainha íntima, um pedido que se renova a cada estrofe. A força do poema reside precisamente nessa insistência, que não é redundância, mas necessidade.

A primeira estrofe estabelece o tom: “Permita meu coração escrever, através delas, / O sentimento infinito que grita desesperado / Dentro de minh’alma.” Aqui, as mãos tornam-se instrumento de escrita, ponte entre o interior e o exterior. O coração escreve através das mãos — uma inversão interessante, pois desloca a autoria da palavra para o órgão da emoção. O verso “sentimento infinito que grita desesperado” é intenso, talvez até excessivo, mas funciona dentro da lógica do poema, que assume desde o início uma voz que não teme a vulnerabilidade.

A segunda estrofe amplia o campo simbólico: “Voe comigo ao mundo dos sonhos / Que habita tão perto de nós / E nem nos dávamos conta.” A mão dada torna-se agora veículo de ascensão, de deslocamento para um espaço onírico. Há aqui uma delicada revelação: o mundo dos sonhos estava próximo, mas invisível. A mão, portanto, não apenas une — ela revela. A estrofe tem uma musicalidade suave, com versos que se alongam e se recolhem, como respiração.

A terceira estrofe introduz uma tensão mais forte: “Leve minha vida / Ao inferno e ao céu / Da sua vida.” Este é um dos momentos mais interessantes do poema. A mão dada deixa de ser apenas ternura e passa a ser risco, entrega total. O sujeito lírico aceita ser conduzido pelos extremos do outro — céu e inferno — e essa aceitação é um gesto de amor radical. A estrofe é curta, mas poderosa, e marca uma viragem emocional.

A quarta estrofe devolve o poema à sua dimensão metapoética: “Ajuda minha poesia a cantar / E a espalhar esse amor / Entre todos que agora a lêem.” Aqui, as mãos tornam-se motor da própria criação poética. A poesia depende do outro, nasce do toque, do vínculo. É uma declaração de interdependência estética e afetiva. O poema reconhece que o amor não é apenas vivido — é também partilhado, transmitido, ecoado.

A quinta estrofe é talvez a mais frágil emocionalmente: “Por favor... / Não deixe a esperança escapar / Através dos meus dedos.” A imagem é belíssima: a esperança como algo líquido, fugidio, que pode escorrer entre os dedos. A mão dada, aqui, é contenção, é tentativa de impedir a perda. O “Por favor...” isolado num verso cria uma pausa dramática eficaz, quase um soluço.

A secção seguinte — “Sem as suas mãos / Sei que não posso [...] / Sei que não sou [...] / Sei que emudeço.” — introduz o silêncio como forma de dor. Os colchetes sugerem interrupção, falha, palavras que não se conseguem dizer. É um recurso inteligente: o poema mostra, formalmente, aquilo que enuncia — a incapacidade de completar-se sem o outro. A elipse torna-se ferida.

O fecho — “Por isso, / Preciso da sua mão, / Para seguir em paz / [...] / Dá-me tua mão?” — é simples, mas eficaz. A paz é apresentada como algo que depende do gesto do outro, e o pedido final, isolado, funciona como súplica e como síntese. O poema termina onde começou, mas agora com maior vulnerabilidade. A pergunta final não é retórica; é um apelo.

No conjunto, o poema é coerente, sensível e bem ritmado. A repetição funciona como estrutura e não como peso. A única fragilidade — discreta — está na proximidade semântica entre algumas estrofes, que reiteram a dependência emocional de forma semelhante. Contudo, essa repetição também pode ser lida como parte da própria temática: o amor que pede, que insiste, que teme perder.

É um poema que se lê como um gesto estendido — e que permanece estendido mesmo depois do último verso.

Criado em: Hoje 19:33:07

Links patrocinados