238. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - syros. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de syros.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. No teu corpo bronzeado Vi a luz do sol que te tocou No teu cabelo alourado Vi o mar que te banhou Na tua boca trémula Vi as palavras de outro Que te tomou. Mas nos teus olhos, Nos teus olhos vi a tristeza, E a coragem teve a beleza Que eu esperava em ti. Quão culpado me senti Por te deixar solta ao vento Sem sequer saber de ti. Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=9153 © Luso-Poemas O poema constrói-se sobre um jogo de reflexos: o corpo bronzeado, o cabelo alourado, a boca trémula — cada detalhe físico é lido como superfície onde se projectam elementos naturais, quase míticos, mas também como sinais de uma história que não pertence ao eu poético. A luz do sol, o mar, as palavras de outro: três imagens que funcionam como camadas de apropriação, como se a figura amada fosse um território marcado por presenças anteriores. A entrada do “outro que te tomou” quebra a suavidade inicial e introduz uma ferida, mas a ferida não é explorada; fica apenas sugerida, o que dá ao poema uma tensão contida, embora também deixe a sensação de que falta aprofundamento emocional nesse ponto. Os olhos são o centro do poema — é neles que o eu finalmente encontra algo que não é reflexo de ninguém: tristeza e coragem. Este é o verso mais forte, porque desloca o foco do corpo para a interioridade, e porque a coragem descrita como “beleza” cria uma inversão interessante: o que é belo não é o que o sol tocou, mas o que resiste. A culpa que surge depois é coerente com essa descoberta, mas a transição é rápida demais; o poema salta da contemplação para a autoacusação sem preparar o terreno emocional. Ainda assim, a culpa é bem formulada: “deixar solta ao vento” é uma imagem eficaz, mas também ambígua — não sabemos se a liberdade foi abandono ou confiança mal colocada. Ritmicamente, o poema é simples, fluido, com rimas discretas e sem excessos. A musicalidade funciona, mas há versos que poderiam ganhar mais densidade se fossem menos explicativos, sobretudo o final, que fecha de forma algo previsível. A força do poema está na tensão entre o olhar que observa e o olhar que finalmente vê; se essa tensão fosse explorada com mais profundidade, o texto ganharia maior impacto.
Criado em: 27/6 16:51
|
|
|
|
||