276. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Fátima Rodrigues. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Fátima Rodrigues.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Dentro de minha solidão -disfarçada, Pressinto tua presença -afastada, Amainando minha tristeza... Expulsando de mim a fraqueza Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=11052 © Luso-Poemas O poema abre com uma oposição que tenta criar tensão: “solidão disfarçada” versus “presença afastada”. A construção é eficaz enquanto paradoxo emocional, mas a forma como surge — com hífens isolados e sem integração sintática — produz uma sensação de fragmento mais do que de verso. A ideia é forte, mas a execução é irregular. A expressão “solidão disfarçada” tem potencial simbólico, porque sugere uma interioridade mascarada, mas não é desenvolvida; aparece como rótulo, não como imagem. O mesmo acontece com “presença afastada”: a contradição é interessante, mas não se transforma em matéria poética, apenas em constatação. O verso seguinte, “Amainando minha tristeza…”, tenta introduzir um movimento de suavização, mas a elipse final funciona mais como suspensão emocional do que como recurso formal. A palavra “amainando” é bem escolhida — tem peso, tem textura — mas surge isolada, sem que o poema construa o ambiente que justificaria esse abrandamento. A tristeza é nomeada, não figurada; falta-lhe corpo. O fecho — “Expulsando de mim a fraqueza” — procura resolver o poema com uma espécie de purificação emocional. No entanto, a construção é demasiado direta, quase prosaica. A fraqueza é expulsa, mas não se sabe como, nem por quê, nem através de que gesto simbólico. O verso afirma, mas não cria. A presença do ser amado, que deveria ser o eixo transformador, não ganha forma concreta; permanece abstrata, quase conceptual. Formalmente, o poema é curto, mas não compacto. Os versos não estabelecem ritmo, não constroem musicalidade, não criam tensão sonora. A pontuação é mínima, e os hífens funcionam mais como interrupções do que como ligações. A ausência de imagens concretas deixa o texto dependente de palavras emocionalmente carregadas (“solidão”, “tristeza”, “fraqueza”), mas estas, por serem demasiado genéricas, não sustentam a densidade poética que o tema exige. Há também um detalhe estrutural: o poema parece querer sugerir uma transformação interior — da solidão à presença, da tristeza ao amainar, da fraqueza à expulsão — mas essa transformação não é construída, apenas declarada. Falta o percurso, falta o gesto, falta a imagem que permita ao leitor acompanhar essa mudança. O poema diz o que acontece, mas não mostra. Em síntese: é um texto breve, emocionalmente claro, mas formalmente pouco trabalhado. A oposição inicial tem força, mas não é explorada; o movimento de suavização é sugerido, mas não desenvolvido; o fecho é afirmativo, mas não poético. O poema funciona como expressão imediata de sentimento, mas não como construção estética.
Criado em: Hoje 7:22:06
|
|
|
|
||