286. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Cláudia Liz. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Cláudia Liz.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Lendo-te até me esqueço De uma vida singela e normal Imaginando ser uma nota Tocada com o inspiração total Na sinfonia das tuas letras Tocaste meu coração Sons em forma de caracteres Tumultuastes minha emoção. Palavras lindas e doces Num concerto imaginário Sem verso ou refrão. Onde DEUS é o regente. E nós breves e semibreves. Partitura de suas mãos.... Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=11493 © Luso-Poemas O poema organiza-se em torno de uma experiência de leitura que se transforma em vivência sensorial e musical. A abertura — “Lendo-te até me esqueço / De uma vida singela e normal” — estabelece de imediato a função transcendental da palavra poética: o “tu” é um texto que suspende a realidade, deslocando o sujeito para um plano imaginário. A expressão “vida singela e normal” é algo genérica, mas cumpre a função de contraste com a dimensão estética que se segue. A imagem da “nota / Tocada com inspiração total” introduz a metáfora musical que será o eixo do poema, embora a construção “com o inspiração total” apresente um deslize gramatical: o artigo definido deveria concordar com o substantivo (“com a inspiração total”). Este detalhe, apesar de pequeno, quebra a fluidez sintática. A segunda quadra reforça a fusão entre música e escrita: “Na sinfonia das tuas letras / Tocaste meu coração”. A metáfora é eficaz porque converte caracteres em sons, mas “Sons em forma de caracteres / Tumultuastes minha emoção” apresenta um problema de conjugação verbal: “tumultuastes” é forma de 2.ª pessoa do singular no pretérito perfeito, mas o poema mantém o “tu” como sujeito implícito, o que cria uma oscilação entre tratamento formal e informal. A irregularidade não parece intencional e fragiliza a unidade estilística. A imagem, contudo, é coerente: a emoção é representada como tumulto sonoro, o que reforça a musicalidade interna. A terceira estrofe — “Palavras lindas e doces / Num concerto imaginário / Sem verso ou refrão” — introduz uma contradição interessante: o poema afirma existir um concerto sem verso ou refrão, mas ele próprio é composto por versos. Esta tensão entre forma e conteúdo poderia ser explorada como ironia metapoética, mas aqui surge mais como afirmação solta, sem aprofundamento. Ainda assim, a ideia de um concerto imaginário reforça a fusão entre música e escrita. O fecho — “Onde DEUS é o regente. / E nós breves e semibreves. / Partitura de suas mãos....” — desloca o poema para uma dimensão espiritual. A metáfora musical atinge o seu ponto mais elevado: Deus como maestro, os humanos como figuras rítmicas, a vida como partitura. É uma imagem forte, embora o uso de maiúsculas em “DEUS” e a pontuação final com reticências prolongadas criem um efeito algo enfático, que pode ser lido como excesso de solenidade. A escolha de “breves e semibreves” é tecnicamente precisa, mas também revela uma certa literalidade musical que reduz a ambiguidade poética — a metáfora torna-se demasiado explícita. Em termos de ritmo, o poema mantém regularidade, com versos curtos e cadência simples. A musicalidade é mais temática do que sonora: não há aliterações marcantes, nem variações métricas que reforcem o tema. A estrutura é linear, sem progressão dramática; o poema apresenta imagens sucessivas que convergem para a síntese final, mas sem tensão interna. A coerência temática é, porém, sólida: tudo gira em torno da fusão entre leitura, música e transcendência. No conjunto, o poema revela sensibilidade imagética e intenção lírica clara, mas apresenta fragilidades formais — sobretudo na concordância verbal e na uniformidade do tom. A metáfora musical é consistente, embora por vezes demasiado literal, e o fecho espiritual confere amplitude simbólica ao texto. É um poema que funciona pela suavidade e pela devoção estética, mais do que pela complexidade técnica.
Criado em: Hoje 20:24:52
|
|
|
|
||