292. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - delfimpeixoto. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de delfimpeixoto.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Miguel: V O A :::: V A I !!!!! :) Não choro a tua partida, Celebro a tua vida! Não esquecerei que me adormecias No teu colo e me protegias Lembro que quando vinham os pesadelos E afagavas os meus cabelos Me dizias um segredo: Que o papão tinha ido embora e também o meu medo Lembro que nunca te vi chorar E me ensinaste a celebrar A Vida, a Alegria, Sempre, dia-a-dia Agora que viajaste Mas em nós ficaste Voa depressa, vai, sobe esse caminho E sê uma estrela que nos indica o caminho. Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=11743 © Luso-Poemas O poema apresenta-se como elegia breve, construída em torno de uma figura ausente, e a primeira marca estrutural é a oscilação entre o tom coloquial e o tom lírico. A abertura — “Miguel: / V O A :::: V A I !!!!! / :)” — introduz um ruído formal que não se integra no resto da peça. A grafia fragmentada, os sinais de pontuação múltiplos e o emoticon criam um registo quase de mensagem instantânea, que contrasta com a intenção elegíaca subsequente. Esta dissonância não funciona como recurso expressivo; funciona como quebra de coerência estilística, porque não há preparação nem continuidade para esse gesto gráfico. A estrofe seguinte — “Não choro a tua partida, / Celebro a tua vida!” — é clara, mas demasiado declarativa. A antítese partida/vida é previsível, e o uso de exclamação reforça um tom afirmativo que não se sustenta com imagens. O poema afirma, mas não mostra. A memória do colo — “me adormecias / No teu colo e me protegias” — é eficaz enquanto gesto concreto, mas a rima fácil “adormecias/protegias” aproxima-se de uma musicalidade infantil que reduz a densidade emocional. O mesmo sucede com “pesadelos/cabelos/segredo/medo”: a sequência de rimas emparelhadas cria uma cadência demasiado simples, quase cantilena, que não acompanha a gravidade do tema. A figura do “papão” introduz um elemento de infância que poderia ser forte, mas é tratada de forma literal, sem deslocamento metafórico. A frase “Que o papão tinha ido embora e também o meu medo” é correta, mas não tem tensão interna; é uma descrição direta, sem ambiguidade, sem sombra. A ausência de ambiguidade é um problema recorrente: o poema não trabalha o luto, apenas o enuncia. A estrofe “Lembro que nunca te vi chorar / E me ensinaste a celebrar / A Vida, a Alegria, / Sempre, dia-a-dia” volta a insistir na rima fácil e na enumeração abstrata. “Vida” e “Alegria” são conceitos demasiado amplos para funcionarem sem concretização. A expressão “dia-a-dia” reforça a simplicidade do registo, mas não acrescenta textura poética. A parte final — “Agora que viajaste / Mas em nós ficaste / Voa depressa, vai, sobe esse caminho / E sê uma estrela que nos indica o caminho.” — tenta criar uma imagem de transcendência, mas recorre a metáforas muito convencionais: viagem, estrela, caminho. A repetição de “caminho” no último verso evidencia uma falta de revisão formal, porque a duplicação não produz efeito estético; apenas revela uma solução apressada. A ideia de “voar” já tinha sido introduzida no início com grafia fragmentada, mas aqui surge de forma literal, sem ligação ao gesto gráfico inicial — o que reforça a falta de unidade. Em termos de ritmo, o poema é irregular. Há versos curtos que funcionam como unidades isoladas, mas a pontuação é mínima e a cadência depende quase exclusivamente da rima, que é demasiado previsível. A ausência de imagens novas ou inesperadas torna o texto emocionalmente sincero, mas literariamente frágil. O poema não cria tensão, não cria ambiguidade, não cria profundidade simbólica; limita-se a enunciar memórias e a idealizar a figura ausente. O maior desafio é a tendência para o sentimentalismo direto. A elegia, para ganhar força, precisa de contenção, de silêncio, de imagens que carreguem o peso da ausência. Aqui, a ausência é tratada com metáforas convencionais e com rimas fáceis, o que reduz o impacto. A peça tem intenção afetiva, mas falta-lhe rigor formal, singularidade imagética e coerência estilística.
Criado em: Hoje 19:38:24
|
|
|
|
||