293. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - DianaBalis. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de DianaBalis.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Amor vem cuidar Está frio lá fora Aproxima com carinho E suavemente protege-me Com o calor do seu olhar Amor vem abraçar Que a brisa do mar resfria A espreita do calar Amor companheiro vem navegar Fazer seu corpo seguro Atracar no meu mar E no ardor de ser Luar Brilhar no horizonte No canto humano do amar. Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=11880 © Luso-Poemas Este poema trabalha a ideia do amor como abrigo — uma metáfora recorrente na tua produção, mas aqui tratada com uma simplicidade quase ritual. A abertura (“Amor vem cuidar / Está frio lá fora”) estabelece de imediato um cenário físico que serve de ponte para o emocional: o frio exterior contraposto ao calor do olhar. A economia verbal funciona bem, embora “Aproxima com carinho / E suavemente protege-me” possa ganhar mais tensão se o verbo fosse menos neutro; “aproximar” é funcional, mas não acrescenta textura. A segunda estrofe mantém o mesmo eixo sensorial — brisa, mar, calar — mas o verso “A espreita do calar” cria uma ambiguidade interessante: o silêncio como ameaça. É uma imagem forte, mas pede talvez um verbo mais incisivo para evitar que a frase pareça truncada. A terceira estrofe é a mais eficaz: “Amor companheiro vem navegar / Fazer seu corpo seguro / Atracar no meu mar”. Aqui a metáfora marítima ganha corpo, coerente, contínua, sem quebras. “Atracar no meu mar” é uma imagem feliz, com boa musicalidade e ritmo interno. O fecho (“E no ardor de ser Luar / Brilhar no horizonte / No canto humano do amar”) eleva o poema ao simbólico. “Ardor de ser Luar” é uma expressão forte, mas o salto do mar para o luar quebra ligeiramente a coerência imagética. Ainda assim, o fecho tem brilho e mantém a cadência suave que o poema pede.
Criado em: Hoje 10:22:48
|
|
|
|
||