296. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Moon Lady.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Moon Lady.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Pintei uma tela...
Com perfume de lirio e jasmím,
No meu mundo encantado,
Em que o sol só brilha para mim...

Pintei essa tela...
Com cores de fantasia,
Minha tela ganhou vida,
isso era tudo o que eu queria...

De azul pintei o céu,
Gaivotas voam pelo ar...
De verde o jardim,
Com lindas borboletas a dançar...

Nos bosques de minha tela,
Habitam Seres Encantados,
Lindas Fadas de sonhos,
Bailam por todos os lados...

Na dança das Fadas eu entrei,
Seus cabelos longos,
suas vestes púpuras,
Suas lindas asas...
Por todas me apaixonei...

Cavalos Brancos eu pintei,
Coelhos e cisnes no meu jardim...
Numa cachoeira me banhei...
Peço a Deus...
Que este sonho nao tenha fim

Minha tela é real...
Meu habitat é natural...
Vivo no meu mundo de sonho...
Onde nao existe nenhum mal...

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=12008 © Luso-Poemas

Este poema constrói um universo pictórico onde a tela não é apenas superfície, mas habitat, refúgio e projeção de desejo. A abertura — “Pintei uma tela… / Com perfume de lírio e jasmim” — estabelece de imediato uma fusão entre o visual e o olfativo, criando uma atmosfera sensorial que prepara o leitor para um espaço idealizado. O verso “Em que o sol só brilha para mim” revela o eixo emocional do texto: a tela é um mundo privado, uma utopia íntima, onde a natureza responde ao sujeito e não ao contrário.

A segunda estrofe reforça essa ideia de criação como ato de vida: “Minha tela ganhou vida, isso era tudo o que eu queria”. Há aqui uma simplicidade eficaz, que não procura metáforas complexas, mas sim a clareza de um desejo realizado. A tela não é representação — é animação, é mundo que respira.

A terceira estrofe introduz elementos clássicos da imagética bucólica: céu azul, gaivotas, jardim verde, borboletas. A construção é deliberadamente idealizada, quase infantil no sentido de pureza, mas não simplista. A dança das borboletas acrescenta movimento, e esse movimento prepara a transição para o fantástico.

Nos bosques da tela surgem “Seres Encantados”, fadas que bailam. A entrada do sujeito na dança das fadas é um dos momentos mais interessantes do poema, porque marca a passagem da contemplação para a participação. O sujeito deixa de ser pintor e torna‑se habitante da própria criação. A descrição das fadas — cabelos longos, vestes púrpuras, asas — segue uma estética tradicional, mas a frase “Por todas me apaixonei” introduz uma nota de excesso emocional que dá ao poema um toque de ingenuidade assumida, coerente com o tom geral.

A estrofe seguinte amplia o cenário com cavalos brancos, coelhos, cisnes, cachoeira. É uma acumulação de símbolos de pureza, beleza e serenidade. O banho na cachoeira funciona como rito de integração total no mundo criado. O pedido final — “Que este sonho não tenha fim” — revela que a tela é mais do que fantasia: é fuga, é desejo de permanência num espaço onde o mal não existe.

O fecho — “Minha tela é real… / Meu habitat é natural… / Vivo no meu mundo de sonho… / Onde não existe nenhum mal…” — assume sem hesitação a fusão entre imaginação e realidade. O poema não procura ironia nem ambiguidade: afirma a utopia como verdade emocional. A repetição de “meu” reforça a ideia de posse e pertença, e a ausência de mal é o ponto final que define o propósito da criação.

O texto, no conjunto, é uma construção de pureza idealizada, onde a fantasia não serve para mascarar dor, mas para afirmar um espaço de beleza absoluta. A linguagem é simples, direta, sem tensões internas, e essa simplicidade é coerente com o universo que descreve. O poema funciona como declaração de refúgio, como pintura verbal de um mundo onde a imaginação é lei e onde o sujeito encontra a paz que o real não oferece.

Criado em: Hoje 10:37:53

Links patrocinados