302. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Jorge M Castro. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Jorge M Castro.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Conseguisse eu guardar esse teu olhar, adormecendo até à eternidade. Conseguisse eu encaminhar para mim a tua voz, pintar o que um dia será de nós. Conseguisse eu descobrir nas tuas palavras um horizonte desse teu reflexo, navegando num mar de fadas, acordando nesse teu berço. Conseguisse eu ser o vento, ser o mar, ser a luminosidade de te encantar, E em ti me afogar… Mas amor-perfeito não sou… Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=12447 © Luso-Poemas O poema estrutura-se em torno de uma anáfora insistente — “Conseguisse eu” — que funciona como eixo rítmico e emocional, marcando cada estrofe com a mesma expectativa frustrada. Essa repetição cria um movimento ascendente de desejo, mas também evidencia a impossibilidade que atravessa todo o texto. A primeira estrofe, ao desejar “guardar esse teu olhar, / adormecendo até à eternidade”, estabelece um tom de idealização que se aproxima do onírico. A construção é sintaticamente correta, embora o uso de “até à eternidade” recorra a uma fórmula convencional que, apesar de coerente, não acrescenta singularidade imagética. A segunda estrofe mantém a mesma estrutura anafórica, mas introduz ações mais concretas — “encaminhar para mim a tua voz”, “pintar o que um dia será de nós”. A metáfora da pintura sugere tentativa de fixação do futuro, embora a expressão “o que um dia será de nós” permaneça vaga, funcionando mais como projeção emocional do que como imagem definida. A terceira estrofe amplia o campo metafórico com “descobrir nas tuas palavras / um horizonte desse teu reflexo”, construção que combina dois planos distintos — o verbal e o visual — criando uma fusão que, embora expressiva, pode gerar ligeira dispersão semântica. A imagem “navegando num mar de fadas” aproxima o poema de um imaginário fantástico, mas o contraste com o tom mais contido das estrofes anteriores produz uma oscilação que não se integra totalmente no ritmo geral. “Acordando nesse teu berço” retoma a ideia de acolhimento, mas a metáfora do berço, associada à infância, pode introduzir uma ambiguidade que não parece plenamente explorada. A quarta estrofe intensifica o desejo de fusão com elementos naturais — “ser o vento, ser o mar, / ser a luminosidade de te encantar” — criando uma tríade que reforça a tentativa de dissolução do sujeito poético em forças externas. A construção é fluida, embora o verso final — “E em ti me afogar…” — introduza uma tensão entre encantamento e destruição que poderia ser desenvolvida com maior densidade. O fecho — “Mas amor-perfeito não sou…” — quebra abruptamente o movimento ascendente das estrofes anteriores, introduzindo uma confissão que funciona como anticlímax. A expressão “amor-perfeito”, além de remeter à flor homónima, sugere ideal inatingível; porém, o verso final surge isolado, sem preparação suficiente, o que lhe confere força emocional mas reduz a integração estrutural. Do ponto de vista formal, o poema apresenta correção ortográfica e sintática, com exceção de pequenos detalhes como o uso de reticências que, embora expressivo, pode dispersar o ritmo. A repetição anafórica é eficaz na construção de unidade, mas a oscilação entre imagens concretas e elementos fantásticos cria uma ligeira irregularidade tonal. O estilo literário enquadra-se na lírica amorosa contemporânea, marcada pela idealização, pela busca de fusão simbólica e pela tensão entre desejo e impossibilidade.
Criado em: Hoje 21:07:06
|
|
|
|
||