310. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Dionisio Teles.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Dionisio Teles.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

as flores que te dei
quantas, nem sei
- rosas, com certeza
relíquias da natureza
podem não ser de Pixinguinha
- vã pretensão minha
quiçá as flores de Cartola
- eu, pobre poeta gabola

as flores que te dei
são rosas que levam um recado:
te dizem que amar não é pecado
confirmam que gostar é sagrado
ensinam que é bom ser amado

as flores que te dei
isso, eu bem sei
amanheceram abertas
- belas e despertas
porque dormiram contigo
- num sonho aonde te digo:
sonhes um pouco comigo
pois meu amor é antigo

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=12797 © Luso-Poemas

O poema organiza-se em três movimentos que retomam o mesmo motivo — “as flores que te dei” — como refrão estrutural e afetivo. A repetição inicial cria uma ancoragem temática clara, mas também uma cadência que aproxima o texto de uma composição cantabile. A primeira estrofe — “as flores que te dei / quantas, nem sei / - rosas, com certeza / relíquias da natureza” — apresenta um tom coloquial que se articula com a simplicidade das imagens. A enumeração é fluida, mas o uso de travessões para introduzir comentários laterais (“- rosas, com certeza”) cria uma quebra rítmica que aproxima o verso de uma oralidade quase humorada. A referência a Pixinguinha e Cartola, embora culturalmente marcada, introduz um desvio que funciona mais como brincadeira metapoética do que como aprofundamento simbólico. “eu, pobre poeta gabola” reforça esse tom, mas aproxima o poema de uma autocaracterização ligeiramente caricatural.

A segunda estrofe desloca o texto para um registo mais declarativo: “as flores que te dei / são rosas que levam um recado: / te dizem que amar não é pecado / confirmam que gostar é sagrado / ensinam que é bom ser amado”. Aqui, a estrutura torna-se mais didática, quase aforística. A sequência de verbos — “dizem”, “confirmam”, “ensinam” — cria uma progressão lógica, mas também uma previsibilidade que reduz a densidade metafórica. A rima em “pecado / sagrado / amado” é funcional, mas convencional, aproximando o poema de uma lírica sentimental tradicional. A pontuação é correta, embora o uso de dois pontos após “recado” introduza uma explicitação que retira alguma subtileza ao gesto poético.

A terceira estrofe retoma o refrão e introduz uma dimensão onírica: “amanheceram abertas / - belas e despertas / porque dormiram contigo / - num sonho aonde te digo: / sonhes um pouco comigo / pois meu amor é antigo”. A imagem das flores que “dormiram contigo” é eficaz, embora se aproxime de uma personificação já recorrente na poesia amorosa. O uso de travessões mantém o tom coloquial, mas fragmenta o ritmo. “aonde te digo” apresenta um pequeno desvio sintático, já que “aonde” se refere a lugar físico; aqui, o uso mais adequado seria “onde”. A rima entre “contigo / digo / comigo / antigo” cria uma musicalidade evidente, mas também uma previsibilidade sonora que reforça o caráter leve e sentimental do poema.

Do ponto de vista formal, o texto apresenta correção ortográfica, com exceção do uso de “aonde” fora do contexto espacial. A pontuação é globalmente funcional, embora os travessões recorrentes criem um efeito de apartes que, se por um lado reforçam a oralidade, por outro quebram a fluidez. O campo semântico é coerente, centrado na rosa como símbolo amoroso, mas permanece num plano decorativo, sem aprofundamento metafórico. O tom é assumidamente leve, com humor discreto e referências culturais que funcionam como ornamento.

O estilo literário enquadra-se na lírica amorosa popular contemporânea, marcada pela oralidade, pela musicalidade simples, pela repetição estrutural e pela construção de imagens acessíveis que privilegiam o afeto sobre a complexidade simbólica.

Criado em: Hoje 7:07:42

Links patrocinados