318. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - AMETISTA. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de AMETISTA.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. O que me habita neste momento? Um luar de prata, um cordão d'oiro; uma meiga prece, um caminho fechado... O que vive aqui dentro de mim? Se saem apenas, versos descompassados, Versos que contenho e me embriago... como gotas de fel dentro de mim. Ah! me sinto assim, perdido neste cais! Profanando meus gritos de prazer, se já o sei, não os tenho mais... Embriago meus dias com poesias, Noites em agonias, vêm me ocultar. Quando choro o conflito dos ilimitados... Jazi ali mesmo, cansada sem meus "eus" Por meles que vertem-se de mim, Ofusco o meu peito e grito assim: Sê bem-vindo, "sentimento meu". Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=13056 © Luso-Poemas O poema constrói-se como uma reflexão fragmentada sobre a interioridade, marcada por imagens simbólicas que oscilam entre o luminoso e o sombrio. A abertura — “O que me habita neste momento? / Um luar de prata, um cordão d’oiro; / uma meiga prece, um caminho fechado...” — estabelece um contraste entre elementos delicados (“luar de prata”, “cordão d’oiro”, “meiga prece”) e a clausura implícita em “caminho fechado”. A enumeração cria uma cadência suave, embora a ausência de paralelismo sintático entre os elementos torne a sequência ligeiramente irregular. A pergunta inicial funciona como eixo do poema, mas a resposta surge de forma indireta, através de imagens que não se articulam plenamente entre si. A secção seguinte — “O que vive aqui dentro de mim? / Se saem apenas, versos descompassados, / Versos que contenho e me embriago... / como gotas de fel dentro de mim.” — introduz a ideia de poesia como sintoma de desordem interior. A construção “Se saem apenas, versos descompassados” apresenta uma vírgula desnecessária que quebra a fluidez. A repetição de “versos” reforça o tom confessional, mas aproxima o texto de uma redundância. A metáfora “gotas de fel” é eficaz na sua concisão, embora seja uma imagem já muito utilizada na lírica de sofrimento. A frase “Ah! me sinto assim, perdido neste cais!” introduz uma mudança de cenário simbólico. O cais funciona como metáfora de espera ou abandono, mas não é desenvolvido. A construção “Profanando meus gritos de prazer, / se já o sei, não os tenho mais...” apresenta uma relação sintática pouco clara: “profanando” não se articula de forma natural com o restante período, e a frase “se já o sei” cria uma quebra abrupta que enfraquece o ritmo. Ainda assim, a ideia de prazer perdido é coerente com o tom geral. A secção “Embriago meus dias com poesias, / Noites em agonias, vêm me ocultar.” apresenta uma antítese entre dia e noite que funciona bem, embora “vêm me ocultar” seja uma construção menos natural; o verbo “ocultar” aplicado ao sujeito lírico cria uma inversão semântica que não se desenvolve. “Quando choro o conflito dos ilimitados...” é uma frase que carece de precisão: “ilimitados” é demasiado vago para sustentar a imagem. A linha seguinte — “Jazi ali mesmo, cansada sem meus ‘eus’” — apresenta um deslize verbal: “jazi” deveria concordar com o sujeito, mas o verso não define claramente quem jaz. A expressão “sem meus ‘eus’” é interessante, embora a duplicação entre aspas crie um efeito ligeiramente artificial. A secção “Por meles que vertem-se de mim, / Ofusco o meu peito e grito assim:” apresenta um problema lexical: “meles” é um termo arcaico para “mel”, mas o uso no plural e sem articulação clara com o restante verso torna a imagem opaca. A construção “vertem-se de mim” é sintaticamente aceitável, embora menos natural. O fecho — “Sê bem-vindo, ‘sentimento meu’.” — funciona como conclusão simbólica, introduzindo uma aceitação da própria interioridade após o percurso de conflito. A expressão entre aspas reforça a personificação do sentimento, embora a pontuação final pudesse ser mais contida. Do ponto de vista formal, o poema apresenta correção ortográfica geral, com exceção de pequenas inconsistências como o uso de vírgulas desnecessárias e construções sintáticas menos naturais. O ritmo é fragmentado, marcado por pausas e quebras que reforçam o tom introspectivo, embora por vezes comprometam a fluidez. O campo semântico é coerente, centrado na interioridade, na poesia como catarse e na oscilação entre luz e sombra, mas algumas imagens permanecem vagas ou pouco desenvolvidas. A construção metafórica é irregular: por vezes eficaz, por vezes excessivamente abstrata. O estilo literário enquadra-se na lírica introspectiva contemporânea, com traços de simbolismo emocional, marcada pela fragmentação, pela busca de sentido interior e pela utilização de imagens que procuram traduzir estados psicológicos mais do que construir narrativas ou metáforas complexas.
Criado em: Hoje 7:41:12
|
|
|
|
||