324. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Leaven.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Leaven.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Tirem-me as cordas, tirem-me as correntes que me aprisionam
a esta esfera mundana...
Tirem-me a pele, tirem-me os ossos, os olhos e os cabelos que me encurralam
neste cadáver andante que deambula e rasteja por entre esta gente pérfida
e putrefacta que exala ganância e luxúria...
Dêm-me voz e ergam-me, ergam-me não como um líder, não como ídolo,
ergam-me como um ideal surreal que lutou e sofreu, para ter o direito de pensar,
pensar para além das paredes e dos muros do preconceito.
Por fim voo, voo como um louco para lá dos limites deste Mundo realmente utópico.
Voo como um louco, mas voo...

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=13260 © Luso-Poemas

O poema é um grito de libertação, articulado através de imagens de desmembramento e transcendência que funcionam simultaneamente como metáfora da opressão interior e da rejeição do mundo exterior. A abertura — “Tirem-me as cordas, tirem-me as correntes que me aprisionam / a esta esfera mundana...” — estabelece de imediato um tom de revolta, com a repetição de “tirem-me” a reforçar a urgência da libertação. A expressão “esfera mundana” é correta, embora vaga; funciona como símbolo da condição humana, mas não se concretiza em imagens específicas. A secção seguinte intensifica a violência simbólica: “Tirem-me a pele, tirem-me os ossos, os olhos e os cabelos que me encurralam / neste cadáver andante que deambula e rasteja por entre esta gente pérfida / e putrefacta que exala ganância e luxúria...” A enumeração de partes do corpo cria uma sensação de despojamento extremo, mas aproxima-se de um excesso imagético que, embora coerente com o tom expressionista, pode tornar-se repetitivo. A construção “cadáver andante” é eficaz, mas já muito utilizada na lírica de alienação. A caracterização da “gente pérfida e putrefacta” recorre a adjetivos fortes, embora previsíveis, que reforçam a visão negativa do mundo sem acrescentar complexidade simbólica.

A secção seguinte — “Dêm-me voz e ergam-me, ergam-me não como um líder, não como ídolo, / ergam-me como um ideal surreal que lutou e sofreu, para ter o direito de pensar, / pensar para além das paredes e dos muros do preconceito.” — introduz uma mudança de tom, deslocando o foco da destruição corporal para a reivindicação intelectual. A repetição de “ergam-me” cria uma cadência eficaz, embora a sequência “não como líder, não como ídolo” seja demasiado explicativa. A expressão “ideal surreal” é interessante, mas permanece vaga. A frase “para ter o direito de pensar” é clara, mas aproxima o poema de uma formulação discursiva que contrasta com a intensidade imagética anterior. A construção “pensar para além das paredes e dos muros do preconceito” é correta, embora recorra a metáforas espaciais já muito utilizadas.

A secção final — “Por fim voo, voo como um louco para lá dos limites deste Mundo realmente utópico. / Voo como um louco, mas voo...” — encerra o poema com uma imagem de transcendência que retoma o motivo da libertação. A repetição de “voo como um louco” cria uma cadência insistente, embora a duplicação possa ser excessiva. A expressão “Mundo realmente utópico” apresenta uma contradição interessante, mas não é desenvolvida. O fecho “mas voo...” funciona como afirmação de resistência, embora permaneça num plano literal que não amplia o campo simbólico.

Do ponto de vista formal, o poema apresenta correção ortográfica geral, com exceção da grafia “putrefacta”, que corresponde à forma pré-AO; a forma atual é “putrefacta” ou “putrefata”, dependendo da norma seguida. A sintaxe é clara, embora marcada por enumerações longas que reforçam o tom expressionista. O ritmo é intenso, sustentado pela repetição de verbos no imperativo e pela acumulação de imagens corporais. O campo semântico é coerente, centrado na opressão, na decomposição e na transcendência, embora recorra frequentemente a imagens extremas que, por vezes, se aproximam do excesso. A construção metafórica é forte, mas irregular na originalidade.

O estilo literário enquadra-se na lírica expressionista contemporânea, com traços de rebelião existencial, marcada pela violência simbólica, pela busca de libertação e pela utilização de imagens corporais como metáfora da alienação e da transcendência.

Criado em: Hoje 8:24:12

Links patrocinados