325. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - cupidazul. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de cupidazul.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Nesse beijo pendurei Todos os meus sonhos Na esperança que fossem nossos No futuro… No beijo que te roubei Semeei o fruto Apalpei o escuro Com o peito Tentei sentir tudo E beijei a luz Ai meu deus Se fosses minha Do jeito que te quero Viverias do que eu sonhei Morderias desejos como fruto E matarias a sede com o beijo Que te roubei E escondi em mim bem fundo Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=13304 © Luso-Poemas O poema é uma meditação íntima sobre o desejo e a projeção afetiva, articulada através da imagem central do beijo como gesto fundador de expectativa. A abertura — “Nesse beijo pendurei / Todos os meus sonhos / Na esperança que fossem nossos / No futuro…” — estabelece de imediato a função simbólica do beijo: não como ato físico, mas como suporte de idealização. A expressão “pendurei” é eficaz, embora incomum neste contexto; cria uma imagem de suspensão que reforça a fragilidade da esperança. A construção sintática é clara, mas a sequência “todos os meus sonhos / na esperança que fossem nossos” aproxima-se de uma formulação sentimental previsível, ainda que coerente com o tom confessional. A estrofe seguinte — “No beijo que te roubei / Semeei o fruto / Apalpei o escuro / Com o peito / Tentei sentir tudo / E beijei a luz” — introduz uma tensão entre o gesto furtivo (“roubei”) e a tentativa de transcendência. “Semeei o fruto” é uma metáfora que carece de maior concretização; permanece vaga, sem ligação explícita ao restante campo imagético. “Apalpei o escuro / Com o peito” apresenta uma construção interessante, embora o verbo “apalpei” aplicado ao “escuro” produza uma imagem abrupta, quase táctil, que contrasta com a suavidade do tema. A frase “beijei a luz” retoma a tentativa de elevação simbólica, mas aproxima-se de uma expressão já muito utilizada na lírica contemporânea. A presença de “Ai meu deus” quebra o ritmo poético, introduzindo uma interjeição que, embora emocionalmente coerente, reduz a densidade literária. A secção — “Se fosses minha / Do jeito que te quero / Viverias do que eu sonhei / Morderias desejos como fruto / E matarias a sede com o beijo / Que te roubei / E escondi em mim bem fundo” — intensifica a projeção idealizada. A construção “Se fosses minha / Do jeito que te quero” é clara, mas recorre a uma fórmula possessiva que, embora comum na lírica amorosa, não acrescenta complexidade simbólica. “Viverias do que eu sonhei” apresenta uma inversão interessante, mas permanece num plano abstrato. A metáfora “morderias desejos como fruto” é eficaz na sua fisicalidade, embora o uso repetido de “fruto” ao longo do poema crie uma redundância imagética. “Matarias a sede com o beijo” retoma a ideia do beijo como fonte, mas aproxima-se de uma expressão convencional. O fecho — “E escondi em mim bem fundo” — encerra o poema com uma imagem de interiorização que funciona como síntese emocional, embora permaneça num plano literal. Do ponto de vista formal, o poema apresenta correção ortográfica e sintática, sem deslizes relevantes. O ritmo é marcado por versos curtos e por uma cadência que alterna entre imagens sensoriais e projeções afetivas, embora por vezes se aproxime de uma repetição temática. O campo semântico é coerente, centrado no beijo como gesto fundador de desejo e idealização, mas recorre frequentemente a metáforas já muito utilizadas — fruto, luz, sede — que reduzem a originalidade. A construção metafórica é irregular: alguns versos apresentam força imagética, enquanto outros se aproximam de fórmulas sentimentais previsíveis. O estilo literário enquadra-se na lírica amorosa contemporânea, com traços de confessionalismo simbólico, marcada pela projeção afetiva, pela utilização de imagens sensoriais e pela tentativa de elevar o gesto amoroso a espaço de transcendência emocional.
Criado em: Ontem 15:41:33
|
|
|
|
||