327. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Jorge Ferro Rosa. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Jorge Ferro Rosa.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Desde aquele dia que passou, Com aquela vontade fiquei... Onde quer que estejas, estou Onde não estás eu também passei. Importante todos os dias, afinal Mais do que possas pensar... Como tu, confesso, nunca vi igual, Fico por aqui, não canso de te pensar. Todas as alegrias em flor... Traços que o tempo disponibiliza Falar de ti é saudade, somente amor Da verdade que tudo isto simboliza. Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=13520 © Luso-Poemas O poema organiza-se como uma reflexão melancólica sobre a persistência da memória e a continuidade do sentimento após uma separação. A abertura — “Desde aquele dia que passou, / Com aquela vontade fiquei…” — estabelece um tom de retrospeção, marcado por uma sintaxe simples e direta. A expressão “aquele dia que passou” é vaga, funcionando mais como evocação emocional do que como referência concreta; ainda assim, mantém coerência com o tom elegíaco. A frase “Com aquela vontade fiquei” apresenta uma construção sintática correta, embora ligeiramente coloquial, que reforça a intimidade do discurso. A estrofe seguinte — “Onde quer que estejas, estou / Onde não estás eu também passei.” — introduz uma oposição espacial que funciona como metáfora da presença emocional contínua. A construção “onde quer que estejas, estou” é eficaz na sua concisão, embora já muito utilizada na lírica amorosa. O verso “Onde não estás eu também passei” apresenta uma inversão interessante, sugerindo que o sujeito lírico percorre tanto os lugares da presença quanto os da ausência. A estrutura mantém fluidez, embora a repetição de “onde” crie uma cadência previsível. A secção — “Importante todos os dias, afinal / Mais do que possas pensar…” — desloca o poema para uma afirmação de valor afetivo. A construção é clara, mas a expressão “mais do que possas pensar” aproxima-se de uma fórmula sentimental comum. A estrofe seguinte — “Como tu, confesso, nunca vi igual, / Fico por aqui, não canso de te pensar.” — apresenta correção sintática, embora a rima entre “igual / pensar” seja apenas aproximada. A frase “não canso de te pensar” é eficaz na sua simplicidade, mas permanece num plano literal que não amplia o campo simbólico. A última estrofe — “Todas as alegrias em flor… / Traços que o tempo disponibiliza / Falar de ti é saudade, somente amor / Da verdade que tudo isto simboliza.” — introduz imagens mais elaboradas. “Alegrias em flor” é uma metáfora tradicional, mas funcional. A expressão “Traços que o tempo disponibiliza” é menos natural; o verbo “disponibiliza” pertence a um registo técnico-administrativo que contrasta com o tom poético, criando uma dissonância lexical. “Falar de ti é saudade, somente amor” apresenta uma construção clara, embora previsível. O fecho — “Da verdade que tudo isto simboliza” — tenta sintetizar o sentido do poema, mas permanece abstrato, sem concretização imagética. Do ponto de vista formal, o poema apresenta correção ortográfica geral, sem deslizes relevantes. A pontuação é simples, marcada por reticências que reforçam a suspensão emocional, embora por vezes se aproximem do excesso. O ritmo é regular, sustentado por versos curtos e por uma cadência que privilegia a clareza sobre a complexidade. O campo semântico é coerente, centrado na saudade, na memória e na persistência do afeto, embora recorra frequentemente a imagens convencionais da lírica amorosa. A construção metafórica é discreta, com poucas imagens desenvolvidas; o poema apoia-se mais na declaração emocional do que na elaboração simbólica. O estilo literário enquadra-se na lírica amorosa contemporânea de saudade, com traços de sentimentalismo moderado, marcada pela simplicidade expressiva, pela evocação do passado e pela utilização de imagens tradicionais que reforçam a melancolia sem grande inovação formal.
Criado em: Ontem 15:50:51
|
|
|
|
||