333. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Juli Lima.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Juli Lima.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Abro os olhos...
Um calor gostoso, envolvente,
a me percorrer todo corpo.
Busco a causa, nos lábios brota
um sorriso radiante, cumprimento o Sol
que pela janela invade meu quarto,
e sobre mim deita seus raios,
que me deixam deliciosamente
energizada...
Aquecendo e incendiando-me.
Suspiros...
Estremeço, preguiçosamente,
ligo o som, coração pulsante...
Fagner preenche meu mundo
com “Borbulhas de amor”...
Fecho os olhos, envolvida
por indescritível sensação
de enternecimento e prazer...
Deixo-me embalar pela melodia...
Suspiros... Desejos bailam...
Mergulho em mim...
Dividida entre a razão e a emoção...
"Pensinto"...
Prisioneira de mim...
Busco a ti para me libertar ...
Corpo aquecido... Sol cúmplice...
Alma inflamada, quase em chama
Que te clama...
Mãos tateantes te caçam...<br />Em quase convulsão, eletrizada...
Rolo sobre mim, sol cúmplice...
“Cio da alma”
Que fecunda de desejos
expressa paixão...
Olhar refletindo
Anseios e quereres...
Busca os seus...
e neles mergulha
E se entranha...
Corpo assanha...
Olhos se fecham,
lábios, trêmulos,
entreabrem-se...
E em estreita sintonia
depositam úmidos toques
nos lábios seus...
Arrepios...excitação...
As mãos, atrevidas
te acariciam...
Exploram insanas,
ávidas, querentes...
Mar de emoção...
explosão de sensações...
Sol, inflama a dança do desejo,
Se faz cúmplice da cavalgada do prazer...
Como encanto liberta o gozo do amor-paixão.
Arfantes...saciados...preenchidos...
Abraçados...Pertencimento...
Libertos prisioneiros ...
FELIZES....
O Sol aquece...
Corpo estremece...
Alma no cio vibra...
Livre voa...
Suspiros...
Abro os olhos...
SONHEI...

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=13813 © Luso-Poemas

Uma narrativa sensorial de erotização simbólica, sustentada por imagens de calor, luz e música que funcionam como catalisadores de um estado de exaltação emocional. A abertura — “Abro os olhos... / Um calor gostoso, envolvente, / a me percorrer todo corpo.” — estabelece de imediato um campo sensorial intenso, embora a expressão “gostoso” introduza um registo coloquial que contrasta com a densidade imagética posterior. A construção sintática é clara, mas marcada por pausas constantes que criam uma cadência fragmentada. A sequência — “cumprimento o Sol / que pela janela invade meu quarto, / e sobre mim deita seus raios” — apresenta uma personificação tradicional, funcional, mas já muito utilizada na lírica de erotização metafórica. A imagem do sol como agente cúmplice é coerente, embora previsível.

A secção — “Fagner preenche meu mundo / com ‘Borbulhas de amor’...” — introduz um elemento musical que desloca o poema para um registo de evocação afetiva. A referência direta à canção cria uma intertextualidade que reforça o tom emocional, mas também aproxima o texto de uma dependência externa que reduz a autonomia simbólica. A construção — “Fecho os olhos, envolvida / por indescritível sensação / de enternecimento e prazer...” — é correta, embora recorra a abstrações (“sensação”, “enternecimento”, “prazer”) que poderiam ser mais concretizadas. A repetição de “Suspiros...” ao longo do poema funciona como marca rítmica, mas torna-se excessiva.

A estrofe — “Dividida entre a razão e a emoção... / ‘Pensinto’... / Prisioneira de mim...” — introduz uma tentativa de neologismo (“Pensinto”), cuja função é ambígua. A palavra sugere fusão entre pensamento e sentimento, mas a sua grafia entre aspas indica hesitação, o que reduz a força do recurso. A expressão “Prisioneira de mim” é eficaz, embora comum na lírica introspectiva. A secção seguinte — “Corpo aquecido... Sol cúmplice... / Alma inflamada, quase em chama / Que te clama...” — retoma a tríade corpo–sol–alma, reforçando a ideia de erotização simbólica. A construção é coerente, mas a repetição de imagens de calor aproxima o poema de uma redundância temática.

A passagem — “Mãos tateantes te caçam... / Em quase convulsão, eletrizada...” — introduz um tom mais explícito, embora ainda metafórico. A expressão “te caçam” é forte, mas pode soar abrupta dentro do campo semântico anterior. A sequência — “Rolo sobre mim, sol cúmplice... / ‘Cio da alma’ / Que fecunda de desejos / expressa paixão...” — apresenta uma metáfora central (“Cio da alma”), que funciona como síntese do poema. A ideia de fecundação simbólica é coerente, embora a construção “fecunda de desejos” seja previsível. A repetição de “sol cúmplice” reforça a função do astro como agente, mas torna-se reiterativa.

A estrofe — “Olhar refletindo / Anseios e quereres... / Busca os seus... / e neles mergulha / E se entranha...” — apresenta uma construção sintática correta, embora marcada por verbos abstratos que reduzem a concretude imagética. A sequência — “Corpo assanha... / Olhos se fecham, / lábios, trêmulos, / entreabrem-se...” — intensifica o tom erótico, mas permanece dentro de limites metafóricos. A construção é fluida, embora a repetição de reticências crie uma cadência excessivamente fragmentada.

A secção — “As mãos, atrevidas / te acariciam... / Exploram insanas, / ávidas, querentes...” — apresenta uma escolha lexical forte, mas a acumulação de adjetivos (“insanas”, “ávidas”, “querentes”) aproxima o poema de um excesso descritivo. A grafia “querentes” é incomum, mas compreensível. A sequência — “Mar de emoção... / explosão de sensações...” — recorre a metáforas genéricas que não acrescentam grande densidade simbólica. A frase — “Sol, inflama a dança do desejo, / Se faz cúmplice da cavalgada do prazer...” — retoma a personificação do sol, agora com maior intensidade. A expressão “cavalgada do prazer” é forte, mas aproxima o poema de um registo quase literal que contrasta com o tom metafórico anterior.

A secção final — “Arfantes...saciados...preenchidos... / Abraçados...Pertencimento... / Libertos prisioneiros ... / FELIZES....” — apresenta uma sucessão de estados que funciona como clímax emocional. A capitalização de “FELIZES” cria uma ênfase que pode ser interpretada como excesso. A conclusão — “Abro os olhos... / SONHEI...” — encerra o poema com uma viragem que recontextualiza todo o percurso como sonho. A capitalização de “SONHEI” reforça a intensidade, embora não seja necessária.

Do ponto de vista formal, o poema apresenta correção ortográfica geral, com exceção de “Pensinto”, que é neologismo, e “querentes”, que é forma pouco usual. A pontuação é marcada por reticências constantes, que criam uma cadência fragmentada e por vezes excessivamente dramatizada. O ritmo é intenso, sustentado por imagens sensoriais e por uma progressão que simula ascensão emocional. O campo semântico é coerente, centrado no calor, na luz, na música e na erotização simbólica, embora recorra frequentemente a imagens convencionais. A construção metafórica é irregular: alguns momentos apresentam força imagética, enquanto outros se aproximam de fórmulas sentimentais previsíveis.

O estilo literário enquadra-se na lírica erótica simbólica, com traços de sensualidade metafórica, marcada pela exaltação sensorial, pela personificação do sol como agente cúmplice e pela cadência fragmentada que privilegia emoção sobre complexidade formal.

Criado em: Hoje 19:24:30

Links patrocinados