341. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - beatriz barroso. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de beatriz barroso.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Ai, se meus olhos fossem o espelho, Do que cá dentro cala meu pobre coração, Ficaria minha alma desnuda, Violentaria esta estrutura, Que me mantém forte e me segura, Desvitalizaria as raízes, que me alimentam, E me trazem a beber o húmus da vida, Que me mantém viva como a fruta madura, Que se põe pronta para alguém a comer. Tremeriam meus alicerces, Que me suportam, E que me fazem vencer, Todos os ventos e as tempestades, Com sua firmeza e constância. Se os meus olhos te contassem, O que em meu espírito, de ti se inventa, Eu alienava e destituía-me de toda esta minha emoção! Ai, Olhos meus, mas sede verdadeiros! Deixai em mim ruir toda minha arquitectura, Porque sei que vai valer a pena se conseguir, Entregar-me inteira a quem me merecer! Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=14407 © Luso-Poemas O poema é uma confissão emocional intensa, articulada por meio de imagens de desnudamento interior, fragilidade e desejo de entrega. A abertura — “Ai, se meus olhos fossem o espelho, / Do que cá dentro cala meu pobre coração,” — estabelece de imediato a tensão entre interioridade e expressão. A construção é sintaticamente correta, com musicalidade marcada pelo encadeamento entre “olhos”, “espelho” e “coração”. A expressão “pobre coração” é convencional, mas eficaz dentro do tom confessional. O verso seguinte — “Ficaria minha alma desnuda,” — reforça a ideia de exposição total, embora recorra a metáfora já muito utilizada na lírica amorosa. A sequência — “Violentaria esta estrutura, / Que me mantém forte e me segura,” — apresenta uma escolha lexical forte (“violentaria”), que intensifica o conflito entre contenção e revelação. A construção é fluida, mas a repetição de “me mantém” e “me segura” aproxima o verso de redundância. A estrofe — “Desvitalizaria as raízes, que me alimentam, / E me trazem a beber o húmus da vida,” — introduz uma metáfora vegetal que funciona como símbolo de sustentação emocional. A expressão “húmus da vida” é interessante, embora ligeiramente pesada; cria uma imagem de nutrição profunda, mas aproxima o poema de um léxico mais prosaico. A frase — “Que me mantém viva como a fruta madura, / Que se põe pronta para alguém a comer.” — apresenta boa fluidez, mas a metáfora da fruta madura, embora eficaz, aproxima-se de uma imagem demasiado literal. A construção “se põe pronta” é correta, mas poderia ser mais precisa. A secção seguinte — “Tremeriam meus alicerces, / Que me suportam, / E que me fazem vencer, / Todos os ventos e as tempestades,” — retoma a metáfora estrutural, agora com alicerces. A construção é clara, mas a enumeração de funções (“suportam”, “fazem vencer”) aproxima o poema de uma explicação racional que contrasta com a intensidade emocional anterior. A imagem dos “ventos e tempestades” é convencional, mas coerente com o campo semântico da resistência. A passagem — “Se os meus olhos te contassem, / O que em meu espírito, de ti se inventa,” — apresenta boa musicalidade, embora a construção “de ti se inventa” seja ligeiramente artificial. A frase — “Eu alienava e destituía-me de toda esta minha emoção!” — contém um problema de regência: “alienava-me” seria mais adequado; “alienava” sem pronome cria ambiguidade. A escolha de “destituía-me” é forte, mas aproxima o poema de um léxico jurídico que não se integra plenamente no campo emocional. A estrofe final — “Ai, / Olhos meus, mas sede verdadeiros! / Deixai em mim ruir toda minha arquitectura,” — retoma o tom arcaizante com o uso de imperativos (“sede”, “deixai”), que conferem solenidade ao texto. A metáfora da “arquitectura” interior é eficaz, embora já utilizada anteriormente com “alicerces”. A frase — “Porque sei que vai valer a pena se conseguir, / Entregar-me inteira a quem me merecer!” — encerra o poema com uma afirmação de esperança e entrega. A construção é clara, mas o uso de “se conseguir” seguido de vírgula cria uma pausa que quebra ligeiramente a fluidez. A expressão “a quem me merecer” é forte, mas aproxima-se de uma fórmula sentimental. Do ponto de vista formal, o poema apresenta correção ortográfica geral, com pequenas questões de regência e fluidez. A pontuação é adequada, com uso expressivo de vírgulas e exclamações que reforçam o tom emocional. O ritmo é marcado por versos longos e cadência confessional, com alternância entre imagens fortes e enumerações explicativas. O campo semântico é centrado na interioridade, na fragilidade, na metáfora estrutural (alicerces, arquitectura, raízes) e na tensão entre contenção e revelação. A construção metafórica é abundante, embora por vezes convencional. O estilo literário enquadra-se na lírica confessional contemporânea, com traços de romantismo introspectivo, marcada pela exposição emocional, pelo uso de metáforas estruturais e pela busca de autenticidade interior.
Criado em: Hoje 19:35:43
|
|
|
|
||