342. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Raul Cordeiro. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Raul Cordeiro.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Contra as amarras da vida Um vento forte e raivoso Faz-me dançar sem querer Num tom cruel e jocoso Seguro-me ao que posso Agarro as forças que tem Danço ao seu sabor Num terrível vaivém Vivo a vida a dançar Ao seu sabor jocoso Como se a vida gostasse De viver sempre no gozo Um gozo triste e alegre Uma tremenda ilusão Se eu pudesse agarrar o vento Na palma da minha mão Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=14529 © Luso-Poemas O poema constrói-se como uma reflexão sobre a luta contra forças externas que condicionam a existência, articulada por meio de imagens de vento, movimento involuntário e resistência. A abertura — “Contra as amarras da vida / Um vento forte e raivoso / Faz-me dançar sem querer” — estabelece de imediato a tensão entre sujeição e resistência. A metáfora das “amarras da vida” é convencional, mas eficaz; o “vento forte e raivoso” funciona como símbolo das circunstâncias adversas. A expressão “faz-me dançar sem querer” introduz uma imagem interessante: o movimento imposto, não escolhido, que transforma o sujeito em corpo levado pela força exterior. A construção é sintaticamente correta, com cadência fluida. A estrofe seguinte — “Num tom cruel e jocoso / Seguro-me ao que posso / Agarro as forças que tem / Danço ao seu sabor / Num terrível vaivém” — mantém o campo semântico da oscilação. A expressão “tom cruel e jocoso” cria uma ambiguidade interessante: o vento é simultaneamente agressivo e irónico, o que reforça a ideia de vida como força contraditória. A frase “Seguro-me ao que posso” é clara, embora simples; “Agarro as forças que tem” apresenta um problema de concordância: “que tem” refere-se ao vento, mas a construção é ligeiramente truncada; “agarro as forças que ele tem” seria mais fluida. A repetição de “danço ao seu sabor” reforça a ideia de submissão ao movimento externo, embora aproxime o poema de redundância. O “terrível vaivém” é imagem eficaz, mas convencional. A secção — “Vivo a vida a dançar / Ao seu sabor jocoso / Como se a vida gostasse / De viver sempre no gozo” — retoma a metáfora da dança como destino. A repetição de “sabor jocoso” cria coerência, mas também revela dependência de fórmula. A construção “como se a vida gostasse / de viver sempre no gozo” apresenta boa fluidez, embora a palavra “gozo” seja ambígua: pode significar prazer ou troça, e essa ambiguidade é interessante, mas não totalmente explorada. A estrofe seguinte — “Um gozo triste e alegre / Uma tremenda ilusão” — sintetiza essa ambivalência, embora recorra a antítese previsível. A expressão “tremenda ilusão” é forte, mas permanece num plano abstrato. O fecho — “Se eu pudesse agarrar o vento / Na palma da minha mão” — encerra o poema com uma imagem de desejo impossível. A metáfora é eficaz, embora já muito utilizada na lírica contemporânea. A ausência de conclusão explícita reforça a ideia de impossibilidade e mantém o poema em suspensão. A construção sintática é correta, com boa musicalidade. Do ponto de vista formal, o poema apresenta correção ortográfica geral, com pequenas questões de concordância (“que tem”). A pontuação é mínima, mas adequada ao ritmo. O ritmo é marcado por versos curtos e cadência repetitiva, que reforçam a ideia de movimento oscilante. O campo semântico é centrado na luta contra forças externas, na metáfora da dança involuntária e na ambivalência entre sofrimento e ironia. A construção metafórica é coerente, embora por vezes convencional. O estilo literário enquadra-se na lírica existencial contemporânea, com traços de poesia metafórica de resistência, marcada pela personificação da vida como força adversa, pela repetição rítmica e pela utilização de imagens naturais para expressar conflito interior.
Criado em: Hoje 19:45:19
|
|
|
|
||