343. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - poeta_vagabundo.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de poeta_vagabundo.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

o pecado tem cor
vermelho
ou puro ardor

o sexo é chuva
lágrima doce
vinho feito uva

o toque é futuro
orgasmo infiel
pensamento impuro
desenhado em papel

e eu!
eu sou pecador
feito felino
esquecido no amor
que se diz feminino

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=14936 © Luso-Poemas

O poema organiza-se em quadras curtas, de construção simples, que exploram a relação entre pecado, desejo e identidade através de imagens simbólicas de forte carga sensorial. A abertura — “o pecado tem cor / vermelho / ou puro ardor” — estabelece de imediato o tom: uma tentativa de condensar o conceito de pecado numa imagem cromática. A escolha do vermelho é convencional, mas eficaz; a expressão “puro ardor” reforça a associação entre transgressão e intensidade emocional. A ausência de maiúsculas cria um registo informal, quase oral, que acompanha a concisão dos versos.

A estrofe seguinte — “o sexo é chuva / lágrima doce / vinho feito uva” — desloca o poema para um campo metafórico mais elaborado. A imagem do sexo como chuva é ambígua: pode sugerir fertilidade, purificação ou descarga emocional. “lágrima doce” introduz uma contradição interessante, embora permaneça num plano abstrato. A frase “vinho feito uva” é tautológica, mas funciona como metáfora de transformação — o desejo como fruto que se converte em algo mais intenso. A construção é sintaticamente correta, mas a acumulação de imagens sensoriais aproxima o poema de uma enumeração simbólica sem desenvolvimento.

A estrofe — “o toque é futuro / orgasmo infiel / pensamento impuro / desenhado em papel” — apresenta maior tensão semântica. A expressão “o toque é futuro” é interessante, sugerindo que o contacto físico projeta possibilidades. “orgasmo infiel” introduz uma carga moral que contrasta com o tom simbólico anterior; a escolha lexical é forte, mas aproxima o poema de um registo mais explícito, embora ainda metafórico. “pensamento impuro / desenhado em papel” cria uma imagem eficaz: o desejo transformado em escrita, o que liga o poema ao próprio ato de criação. A construção é fluida, embora a justaposição de termos intensos (“infiel”, “impuro”) possa parecer excessiva dentro da brevidade da forma.

A estrofe final — “e eu! / eu sou pecador / feito felino / esquecido no amor / que se diz feminino” — desloca o poema para a autorrepresentação. A interjeição “e eu!” cria uma quebra rítmica que reforça a entrada do sujeito. “eu sou pecador / feito felino” apresenta uma metáfora eficaz: o felino como figura de instinto, autonomia e sensualidade. A frase “esquecido no amor / que se diz feminino” é ambígua; pode sugerir abandono, incompreensão ou idealização. A construção é sintaticamente correta, embora a expressão “que se diz feminino” seja vaga e careça de maior precisão semântica.

Do ponto de vista formal, o poema apresenta correção ortográfica geral, com ausência de maiúsculas como escolha estilística. A pontuação é mínima, o que reforça a cadência fragmentada. O ritmo é marcado por versos curtos e imagens isoladas, criando uma estrutura de poetrix expandido, embora sem a concisão extrema típica do género. O campo semântico é centrado no desejo, no pecado e na identidade, recorrendo a metáforas sensoriais que, embora eficazes, por vezes se aproximam de fórmulas convencionais. A construção metafórica é abundante, mas irregular: alguns versos apresentam força imagética, enquanto outros se aproximam de tautologias ou abstrações.

O estilo literário enquadra-se na lírica simbólica erótica, com traços de minimalismo imagético contemporâneo, marcada pela condensação de imagens sensoriais, pela exploração do desejo como metáfora e pela autorrepresentação do sujeito como figura de transgressão.

Criado em: Hoje 19:48:44

Links patrocinados