356. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Delfie.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Delfie.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Dor... dor severa essa
Que atravessa o meu ser
Que me mata lentamente
Que não sai de mim

Dor ... dor do coração
Dor da ausência
Dor da paixão
Dor da carência

Quem me dera não ser assim
Ser forte nessas alturas
Deixar de sofrer
E simplesmente viver

Mas não consigo
Preciso de ser amada
Preciso de amor
Para afastar essa dor...

Vem ao meu encontro
Aniquila-me essa dor
Faz de mim ....
Cresce em mim...
Como... uma flor!

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=15990 © Luso-Poemas

O poema estrutura-se em torno de uma experiência de dor emocional que se manifesta de forma direta, sem recurso a imagens complexas ou metáforas elaboradas. A repetição inicial — “Dor... dor severa essa / Que atravessa o meu ser” — estabelece um tom de insistência que acompanha todo o texto. A construção é simples, mas eficaz na transmissão de intensidade. A frase “Que me mata lentamente / Que não sai de mim” reforça a ideia de permanência e desgaste, ainda que se aproxime de uma formulação convencional. A ortografia é correta, e a cadência dos versos curtos contribui para a sensação de confissão imediata.

A segunda estrofe organiza a dor em categorias — “do coração”, “da ausência”, “da paixão”, “da carência” — criando uma enumeração que funciona como tentativa de nomear o sofrimento. A estrutura é clara, mas a repetição do termo “dor” em cada verso produz um efeito de martelar que, embora coerente com o tema, reduz a variedade expressiva. Ainda assim, a estrofe mantém unidade e reforça a centralidade do sentimento.

A terceira estrofe introduz o desejo de transformação: “Quem me dera não ser assim / Ser forte nessas alturas”. A oposição entre fraqueza e força é apresentada de forma direta, sem metáfora, o que mantém o tom confessional. A frase “Deixar de sofrer / E simplesmente viver” sintetiza o conflito entre dor e desejo de normalidade, mas permanece dentro de um registo previsível. A construção sintática é correta, e o ritmo mantém a cadência suave do poema.

A quarta estrofe desloca o foco para a necessidade de amor como solução: “Mas não consigo / Preciso de ser amada / Preciso de amor / Para afastar essa dor...”. A repetição de “preciso” reforça a dependência emocional, e o uso de reticências acentua a sensação de incompletude. A estrofe é coerente, embora se aproxime de uma formulação sentimental típica, sem grande elaboração estética.

A estrofe final introduz uma mudança imagética: “Vem ao meu encontro / Aniquila-me essa dor / Faz de mim .... / Cresce em mim... / Como... uma flor!”. Aqui, a metáfora da flor surge como tentativa de elevar o tom do poema, oferecendo uma imagem de renascimento ou delicadeza. No entanto, a construção com múltiplas reticências fragmenta o ritmo e cria uma sensação de hesitação que não se articula plenamente com a força da metáfora. A ortografia mantém-se correta, e o fecho com “flor” oferece uma conclusão simbólica que contrasta com a dureza inicial.

O poema inscreve-se num estilo lírico sentimental contemporâneo, marcado pela expressão direta de emoções, pela repetição como recurso de intensificação e pela utilização de imagens simples que procuram traduzir sofrimento e desejo de cura. A linguagem é acessível, sem ornamentos, e a estrutura em estrofes curtas reforça o caráter confessional. Embora algumas formulações se aproximem de lugares-comuns da poesia amorosa, o texto mantém coerência temática e emocional, sustentado pela centralidade da dor e pela busca de alívio através do amor.

Criado em: Hoje 7:23:41

Links patrocinados