357. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - MariaCatita.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de MariaCatita.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Perco-me dentro de ti sem nunca te ter percorrido.

O mar dos teus olhos liberta-me e prende-me,

Como uma mão que se abre fechada.

A lua segue, de longe, o meu respirar,

Que se apressa sozinho porque não estás aqui.

E os teus lábios, hoje, não me dizem nada…

Não se abrem para mim, não dizem o que quero ouvir,

Não dizem nada…

A música que me guarda esta noite perdeu o tom.

Guitarras tocam, desgarradas, melodias que não conheço,

E a minha voz enlouquece, cantando errante.

Hoje, perdi-me em ti.

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=15998 © Luso-Poemas

A tensão entre presença imaginada e ausência real é sustentada por imagens sensoriais que oscilam entre o mar, a lua, a música e o corpo. A abertura — “Perco-me dentro de ti sem nunca te ter percorrido” — estabelece de imediato um paradoxo que define o tom do texto: a experiência emocional é intensa apesar de nunca ter sido vivida concretamente. A frase é eficaz porque articula desejo e impossibilidade sem recorrer a ornamentação excessiva. A construção sintática é correta, e a cadência do verso reforça a ideia de deslocação interior.

A imagem seguinte — “O mar dos teus olhos liberta-me e prende-me, / Como uma mão que se abre fechada” — introduz uma ambivalência que atravessa todo o poema. O mar funciona como metáfora de profundidade e movimento, enquanto a mão que se abre fechada sugere simultaneamente acolhimento e recusa. A comparação é bem construída, ainda que a expressão “abre fechada” produza um efeito de estranheza que contribui para a tensão emocional. A ortografia mantém-se correta, e o ritmo dos versos curtos reforça a musicalidade.

A estrofe da lua desloca o poema para uma dimensão mais contemplativa: “A lua segue, de longe, o meu respirar, / Que se apressa sozinho porque não estás aqui.” A lua, tradicional símbolo de vigilância e distância, acompanha o sujeito, mas não o consola. A aceleração do respirar traduz ansiedade e ausência, criando uma ligação eficaz entre corpo e cosmos. A construção é clara, sem desvios gramaticais, e a imagem mantém coerência com o tom melancólico do texto.

A secção dedicada aos lábios — “E os teus lábios, hoje, não me dizem nada…” — reforça a ideia de silêncio e afastamento. A repetição de “não dizem” acentua a frustração do sujeito, que procura comunicação e não a encontra. A estrutura fragmentada, com reticências, contribui para a sensação de suspensão emocional. A estrofe é simples, mas eficaz na transmissão de vazio.

A parte musical introduz uma mudança tonal: “A música que me guarda esta noite perdeu o tom. / Guitarras tocam, desgarradas, melodias que não conheço, / E a minha voz enlouquece, cantando errante.” Aqui, o poema desloca-se para uma dimensão sonora que reflete o estado interior do sujeito. A música, que deveria proteger, perde o tom; as guitarras surgem “desgarradas”, termo que sugere desordem e desencontro. A voz que enlouquece reforça a perda de orientação. A construção é correta, e a imagem musical funciona como metáfora da instabilidade emocional.

O fecho — “Hoje, perdi-me em ti.” — sintetiza o percurso do poema. A perda não é física, mas emocional, e resulta de uma idealização que não encontra correspondência. A frase curta, isolada, reforça a intensidade do desfecho e encerra o texto com clareza.

O poema inscreve-se num estilo lírico romântico contemporâneo, marcado pela exploração de paradoxos afetivos, pela utilização de imagens sensoriais e pela oscilação entre desejo e ausência. A linguagem é acessível, com forte componente emocional, e a estrutura fragmentada reforça a sensação de desorientação. A coerência temática é sólida, sustentada por motivos recorrentes — mar, lua, lábios, música — que articulam o estado interior do sujeito sem recorrer a excessos retóricos.

Criado em: Hoje 6:40:18

Links patrocinados