365. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Lunar_*. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Lunar_*.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Os sonhos da nossa alma Escrevem-se a tinta negra Por linhas que se arrastam E se perdem na eternidade As mãos brancas e frias Estendem-se na noite de loucura Que me consome o querer Que me condena á saudade E as bocas de sangue feito Unidas pelo destino fatal Morrem nos beijos sangrentos Que no desejo se mostram então Olho o céu negro que me encanta Por entre brumas a Lua A mãe eterna das nossas vidas A benção divina do nosso amor. Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=16268 © Luso-Poemas O registo simbólico e sombrio do poema, articulando imagens de trevas, sangue, eternidade e lua desenvolve uma atmosfera de fatalidade amorosa. A abertura — “Os sonhos da nossa alma / Escrevem-se a tinta negra / Por linhas que se arrastam / E se perdem na eternidade” — estabelece de imediato um tom de melancolia profunda. A metáfora da “tinta negra” sugere que os sonhos são marcados por dor ou destino, enquanto as “linhas que se arrastam” reforçam a ideia de um percurso lento, pesado, condenado a perder-se. A construção sintática é correta, e a cadência dos versos curtos sustenta a densidade emocional. A segunda estrofe — “As mãos brancas e frias / Estendem-se na noite de loucura / Que me consome o querer / Que me condena á saudade” — introduz uma corporeidade fantasmática. As mãos brancas e frias evocam morte ou ausência, enquanto a “noite de loucura” funciona como cenário emocional que consome o desejo. O verso “Que me condena á saudade” contém um erro ortográfico (“à” deveria ter acento grave), mas mantém clareza semântica. A estrofe reforça a ideia de que o amor aqui descrito é inseparável de perda e condenação. A terceira estrofe — “E as bocas de sangue feito / Unidas pelo destino fatal / Morrem nos beijos sangrentos / Que no desejo se mostram então” — intensifica o imaginário gótico. A imagem das bocas feitas de sangue, unidas por destino fatal, aproxima o poema de um simbolismo quase vampírico, onde o beijo é simultaneamente união e morte. A construção “morrem nos beijos sangrentos” articula bem a fusão entre erotismo e destruição. A sintaxe é fluida, e a repetição de termos ligados ao sangue reforça a atmosfera de fatalidade. A última estrofe — “Olho o céu negro que me encanta / Por entre brumas a Lua / A mãe eterna das nossas vidas / A benção divina do nosso amor.” — desloca o poema para uma dimensão mais contemplativa, embora mantendo o tom sombrio. O “céu negro” e as “brumas” prolongam a estética gótica, enquanto a Lua surge como figura maternal e divina, símbolo de proteção e eternidade. A expressão “benção divina” introduz um elemento espiritual que contrasta com o imaginário sangrento anterior, criando uma tensão entre destruição e sacralidade. A ortografia é correta, e a cadência final encerra o poema com uma nota de reverência. O texto inscreve-se num estilo lírico gótico contemporâneo, marcado pela fusão entre imagens sombrias, elementos de fatalidade amorosa e simbolismo lunar. A linguagem é direta, mas carregada de metáforas que articulam dor, desejo e transcendência. A estrutura em estrofes curtas reforça a intensidade das imagens, e o poema constrói uma narrativa emocional que oscila entre condenação e sacralização do amor.
Criado em: Hoje 7:18:13
|
|
|
|
||