367. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Shepherd Moon.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Shepherd Moon.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

...Pode ser o fim do que poderia ter sido um grande amor.

Não existirá um príncipe que seja encantado o suficiente para partir as muralhas, atravessar túneis bafientos, saltar precipícios e matar dragões para chegar lá ao fundo, onde está o meu coração pequenino e tão frágil como um passarinho acabado de nascer, levá-lo ao colo e dar-lhe o aconchego que eu não deixo que ninguém dê?

Quando foi que interrompi este caminho, que voltei deliberadamente para trás e disse que já não conseguia? Quando foi que deixei de me sentir caída numa cama de rosas? Quando foi que deixei que o medo me levasse para trás e construísse mais uma muralha à volta do meu coração? Volto atrás, olho para a parede do meu quarto onde desenhei o meu coração preso com correntes e identifico-me de novo com ele, apesar de já ter pintado com tinta por cima.

Não foram suficientes as vezes em que me beijavas o coração e lhes fazias festinhas, parece que poucas vezes ele esteve lá para as receber.

Fica na memória a maneira como esculpias o meu corpo com as tuas mãos suadas, tornando-me perfeita na minha imperfeição assumida, uma perfeição que eu nunca julguei que poderia ter aos olhos de ninguém.

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=16333 © Luso-Poemas

O texto parte de uma reflexão íntima sobre o fim possível de um amor, articulada através de imagens simbólicas que oscilam entre fantasia, dor e memória. A abertura — “...Pode ser o fim do que poderia ter sido um grande amor.” — estabelece de imediato um tom de resignação, marcado pela consciência de uma perda que não chegou a concretizar-se plenamente. A frase é simples, mas eficaz na criação de um horizonte emocional onde o condicional (“poderia ter sido”) pesa mais do que o real. A pontuação inicial com reticências reforça a sensação de hesitação e de pensamento interrompido.

A secção seguinte introduz uma metáfora clássica: o príncipe que atravessa obstáculos para alcançar o coração frágil. A construção — “Não existirá um príncipe que seja encantado o suficiente para partir as muralhas, atravessar túneis bafientos, saltar precipícios e matar dragões...” — utiliza imagens de fantasia para traduzir a dificuldade de aceder ao íntimo do sujeito. A enumeração é bem construída, criando um crescendo de obstáculos que reforça a ideia de inacessibilidade emocional. A descrição do coração como “pequenino e tão frágil como um passarinho acabado de nascer” é eficaz, embora se aproxime de uma imagem sentimental convencional. A pergunta retórica que encerra a estrofe articula bem a tensão entre desejo de proteção e incapacidade de permitir aproximação.

A sequência de perguntas — “Quando foi que interrompi este caminho...?”, “Quando foi que deixei de me sentir caída numa cama de rosas...?”, “Quando foi que deixei que o medo me levasse para trás...?” — funciona como um mecanismo de autoanálise. A repetição de “Quando foi” cria ritmo e reforça a ideia de que o sujeito procura um ponto de ruptura que não consegue identificar. A frase “à volta do meu coração” contém um erro ortográfico (“à” deveria ter acento grave), mas não compromete a compreensão. A imagem do coração desenhado na parede, preso com correntes, é forte e traduz visualmente a sensação de clausura emocional. A referência à tinta que cobre o desenho sugere tentativa de superação, embora insuficiente.

A estrofe seguinte — “Não foram suficientes as vezes em que me beijavas o coração e lhes fazias festinhas...” — introduz uma dimensão corporal e afetiva que contrasta com a dureza das muralhas anteriores. A construção é clara, mas a frase “parece que poucas vezes ele esteve lá para as receber” revela uma distância entre gesto e receção, reforçando a ideia de que o sujeito não estava emocionalmente disponível. A sintaxe mantém fluidez, e a cadência é marcada por uma melancolia contida.

O fecho — “Fica na memória a maneira como esculpias o meu corpo com as tuas mãos suadas, tornando-me perfeita na minha imperfeição assumida...” — é a parte mais sensorial do texto. A metáfora de “esculpir o corpo” é eficaz, articulando toque e construção identitária. A expressão “perfeita na minha imperfeição assumida” traduz bem a ambivalência entre vulnerabilidade e aceitação. A frase final — “uma perfeição que eu nunca julguei que poderia ter aos olhos de ninguém” — encerra o texto com uma nota de reconhecimento tardio, reforçando a dimensão trágica da perda.

O texto inscreve-se num estilo lírico confessional contemporâneo, marcado pela introspeção, pelo uso de metáforas de fantasia para traduzir bloqueios emocionais e pela alternância entre memória sensorial e reflexão dolorosa. A linguagem é acessível, com momentos de maior densidade simbólica, e a estrutura em parágrafos curtos reforça a cadência emocional. A força do texto reside na articulação entre fragilidade e resistência, construindo uma narrativa de amor interrompido que se sustenta na tensão entre desejo e medo.

Criado em: Hoje 7:25:21

Links patrocinados