372. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Fleur. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Fleur.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. (...) Devido à extensão do texto, optou-se por omitir aqui o trecho da parte III à XVIII. Segue o texto completo no respectivo link (https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=16540 © Luso-Poemas). Diário de uma jovem prostituta. pat.I Sentia-o mergulhar dentro de mim. Acariciava-me os seios, Sussurando-me ao ouvido que eram as redondas laranjas, Colhidas do seu longo jardim de prazer. Sentia o toque da ponta dos seus dedos A avultar a redor das minhas ancas, Por momentos prazeiris, senti-me amada. Mas, porém... Ao mesmo tempo sentia-me um mero objecto aprazeirado. Sentia-o expor-se á minha vulva, Sentia os seus suspiros junto ao meu corpo, Por momentos, Tornei-me num mar de destroços, Enquanto ele se balanceava sobre mim, Desfrutando do nada que me restava, O meu corpo... Sujo, Pobre, Asco. Diário de uma jovem prostituta. pat.II Hoje, Apenas o sentia sob um toque de amor. As nossas pernas interlaçadas, A ponta dos teus dedos percorriam-me o corpo. Por momentos juntamos as nossas mãos, Como se o sabor do conhecimento ali paira-se, Mesmo sem sequer saber o seu nome. Ele porfiava com os olhos sobre mim, As suas mãos procuravam todos os segredos resguardados nas esquinas do meu corpo. Em breves momentos de volúpia, Senti-me segura, Num ambiente um tanto veemente Detono que não amara o meu ser, Mas sim o corpo imundo que suporto. (...) Diário de uma jovem prostituta. pat.XIX Imagino-me contigo, Imagino-me casar, Imagino-me ser uma mulher comum. Desejo ter-te, Desejo adorar-te ainda mais, Desejo dar-te um prazer feito de amor à noite, Desejo dar-te frutos do nosso amor. Espero por morrer abraçada a ti, Espero por ti, espero. Diário de uma jovem prostituta. pat.XX [Final] Bateste à porta, levemente. Levantei-me repentinamente. Apenas te pedi largos minutos, Para me despedir de tudo. Da minha cama, Repleta de odores. Do meu quarto, Repleto de prazer, angustia e agora esperança. Da cozinha pequena e desarrumada, Da cinza de cigarros deixada sobre a mesa. Do diário que deixei sobre a cama, Para um dia alguém me descobrir. Para um dia alguém sentir por palavras o que eu senti… … Até hoje, o dia em que me levaste do Inferno para o Paraíso. Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=16540 © Luso-Poemas O texto apresenta-se como um diário ficcional em forma de confissão, construído através de uma voz narrativa profundamente marcada pela vulnerabilidade, pela culpa e pela oscilação entre desejo de afeto e consciência de exploração. A estrutura é fragmentada, composta por entradas que funcionam como episódios de memória, cada um articulando uma tensão entre corpo, identidade e sobrevivência. A linguagem é crua, direta, emocionalmente saturada, e a repetição de construções como “sentia”, “procuro”, “espero”, “sinto falta” reforça a natureza obsessiva e circular da experiência narrada. A primeira parte do texto desenvolve-se num registo de autoanálise dolorosa. A narradora descreve a dissociação entre corpo e sujeito, revelando uma perceção de si própria como objeto, como “pedaço de corrupção”, como entidade desumanizada. A força literária desta secção reside na capacidade de traduzir o trauma em imagens físicas e sensoriais que não são gratuitas, mas sim instrumentos de expressão psicológica. A ortografia apresenta vários deslizes — “á” sem acento grave, “prazeiris”, “aprazeirado”, “interlaçadas”, “paira-se”, “continua-se”, entre outros — que enfraquecem a precisão formal, embora não comprometam a compreensão. A sintaxe, apesar de irregular, acompanha a turbulência emocional da narradora, criando um fluxo que oscila entre confissão e desespero. A segunda secção introduz uma figura masculina idealizada, marcada por elementos simbólicos como “olhos cor-de-mar”, “cabelo claro”, “voz calma”. Esta idealização contrasta com a violência emocional e física que a narradora descreve noutras passagens, criando uma ambivalência que é central ao texto: o mesmo corpo que a fere é também aquele que ela deseja, aquele que projeta como possibilidade de salvação. Esta contradição é literariamente eficaz, porque revela a complexidade psicológica da personagem, presa entre carência afetiva, dependência emocional e esperança ilusória. A construção imagética — arco-íris, flores, vento, praia deserta — funciona como contraponto onírico à realidade dura, reforçando o caráter de fantasia que sustenta a sobrevivência emocional da narradora. A terceira secção aprofunda a dimensão social do texto. A narradora descreve a precariedade material, a ausência de recursos, a dependência de pequenos gestos de cuidado, como o pão e o jarro de água. A referência ao “diário deixado sobre a cama” introduz uma camada metatextual: o texto que lemos é simultaneamente testemunho e pedido de reconhecimento. A despedida da casa — cama, quarto, cozinha, cinza dos cigarros — funciona como ritual de passagem, simbolizando a esperança de libertação. A construção é simples, mas eficaz, e a repetição de elementos concretos reforça a materialidade da vida da narradora, contrastando com a idealização do amor. O fecho — “do Inferno para o Paraíso” — sintetiza a estrutura simbólica do texto: a narradora vive num espaço de sofrimento, mas projeta a possibilidade de redenção através de uma figura que permanece ambígua. A força literária do texto reside precisamente nessa ambiguidade: o amor é simultaneamente salvação e ilusão, e a narradora oscila entre consciência crítica e fantasia. A linguagem mantém-se emocionalmente intensa, com repetições que reforçam a obsessão e a dependência. A ortografia, novamente, apresenta falhas que poderiam ser corrigidas para maior rigor formal, mas a voz narrativa mantém coerência interna. O texto inscreve-se num estilo lírico-confessional dramático, com elementos de realismo psicológico e traços de escrita diarística. A construção fragmentada, a intensidade emocional, a oscilação entre trauma e fantasia e a presença de imagens simbólicas fortes aproximam o texto de uma estética que combina confissão íntima com denúncia social. A força do texto reside na capacidade de traduzir a experiência subjetiva da narradora em linguagem visceral, enquanto a fragilidade está na irregularidade ortográfica e na repetição excessiva de certas estruturas. Ainda assim, o conjunto apresenta coerência temática e uma voz narrativa marcadamente singular.
Criado em: Hoje 7:13:13
|
|
|
|
||