382. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - quimera.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de quimera.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Doce quimera,
Que me vais fazendo viver,
Ai quem me dera,
Todos os meus sonhos merecer.

É a quimera que me faz viver,
Do sonho,
Da fantasia,
Da utopia,
Que é o amor.
Ele também é poesia.

Contigo vivo, ho quimera,
És minha cara companheira,
Que Deus quisera,
Ter uma paixão verdadeira.

Vivo num mundo só meu,
Nele poucos entraram
E até agora nenhum mereceu
Pois por mim nunca lutaram.

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=16999 © Luso-Poemas

O poema constrói-se em torno da figura da “quimera”, entendida aqui como ideal, fantasia ou projeção afetiva que sustenta o eu lírico. A estrutura é simples, organizada em quadras rimadas que reforçam o tom popular e confessional. A repetição de “quimera” ao longo do texto funciona como eixo simbólico, conferindo unidade temática. A ortografia apresenta alguns deslizes — “ho quimera” deveria ser “ó quimera”; “quisera” é forma arcaica ou regional, mas compreensível; “p’ra” mantém registo coloquial — sem comprometer a inteligibilidade geral.

A abertura — “Doce quimera, / Que me vais fazendo viver, / Ai quem me dera, / Todos os meus sonhos merecer.” — estabelece o tom de súplica e idealização. A quimera é simultaneamente fonte de vida e objeto de desejo. A construção “Ai quem me dera” reforça o tom popular, aproximando o poema de uma tradição oral. A rima entre “quimera” e “dera” é simples, mas eficaz dentro do registo escolhido.

A segunda estrofe — “É a quimera que me faz viver, / Do sonho, / Da fantasia, / Da utopia, / Que é o amor. / Ele também é poesia.” — desloca o poema para uma enumeração conceptual. A sequência “sonho / fantasia / utopia” cria gradação que reforça a natureza idealizada do amor. A frase “Ele também é poesia” funciona como síntese, embora se aproxime de uma formulação previsível. A quebra da métrica nesta estrofe, com versos muito curtos intercalados com outros mais longos, cria irregularidade rítmica que pode ser intencional, mas quebra a cadência das quadras anteriores.

A terceira estrofe — “Contigo vivo, ó quimera, / És minha cara companheira, / Que Deus quisera, / Ter uma paixão verdadeira.” — retoma a invocação direta à quimera. A expressão “cara companheira” reforça a personificação do ideal, transformando-o em presença constante. A construção “Que Deus quisera / Ter uma paixão verdadeira” é ambígua: pode significar que Deus desejaria que o eu lírico tivesse uma paixão verdadeira, ou que o eu lírico deseja que Deus lhe conceda essa paixão. A ambiguidade não prejudica o sentido geral, mas revela certa imprecisão sintática.

A última estrofe — “Vivo num mundo só meu, / Nele poucos entraram / E até agora nenhum mereceu / Pois por mim nunca lutaram.” — desloca o poema para uma dimensão mais introspectiva. O eu lírico afirma viver num mundo fechado, onde poucos têm acesso e nenhum merece permanecer. A frase “Pois por mim nunca lutaram” introduz uma nota de ressentimento que contrasta com o tom idealizado das estrofes anteriores. A construção é clara, embora marcada por simplicidade que reforça o caráter confessional.

O poema inscreve-se num estilo lírico-popular confessional, marcado por quadras rimadas, linguagem simples, idealização amorosa e presença de elementos tradicionais como súplica, fantasia e desilusão. A força do texto reside na coerência temática e na construção simbólica da quimera como eixo emocional. A fragilidade está na irregularidade métrica da segunda estrofe e em algumas imagens previsíveis. Ainda assim, o conjunto apresenta unidade e expressa de forma clara a tensão entre idealização e frustração afetiva.

Criado em: Hoje 19:13:28

Links patrocinados