384. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Iliane Iglesias.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Iliane Iglesias.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Então o acontecimento
Os convidados, festejar, beber
foi como um sonho
que se foi ao amanhecer

E o tempo passou
como clarão de um relâmpago,
e assisti a vida passar por mim
como alguém olha
da janela de um ônibus
as imagens que correm assim

Depois ele morreu,
aquele que nem sei se amei
incrédula e friamente o enterrei
fui para casa
e novamente tive a sensação
que o tempo, fugia da minha mão..

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=17070 © Luso-Poemas

O poema organiza-se como uma narrativa lírica breve, construída em três momentos distintos: a festa, a passagem do tempo e a morte. Esta estrutura tripartida confere ao texto uma progressão emocional clara, onde o eu lírico se desloca da leveza inicial para a perplexidade existencial. A linguagem é simples, direta, e a cadência dos versos curtos reforça a sensação de fragmentação e de distanciamento afetivo.

A abertura — “Então o acontecimento / Os convidados, festejar, beber / foi como um sonho / que se foi ao amanhecer” — apresenta um episódio festivo que é imediatamente esvaziado pela comparação com um sonho. A festa, que poderia ser símbolo de plenitude, dissolve-se com o amanhecer, sugerindo que a alegria é transitória e talvez ilusória. A construção sintática é clara, embora marcada por certa irregularidade na pontuação, com ausência de vírgulas que poderiam reforçar o ritmo.

A segunda secção — “E o tempo passou / como clarão de um relâmpago, / e assisti a vida passar por mim / como alguém olha / da janela de um ônibus / as imagens que correm assim” — desloca o poema para uma reflexão sobre o tempo. A comparação com o “clarão de um relâmpago” é eficaz, traduzindo rapidez e imprevisibilidade. A imagem da janela do ônibus é simples, mas bem construída: o eu lírico observa a vida como quem vê paisagens que passam sem poder tocá-las. A escolha de “ônibus” revela influência lexical brasileira, mas não compromete a leitura. A repetição de “como” cria paralelismo que reforça a sensação de passividade.

A terceira secção — “Depois ele morreu, / aquele que nem sei se amei / incrédula e friamente o enterrei / fui para casa / e novamente tive a sensação / que o tempo, fugia da minha mão..” — introduz a morte como elemento central. A frase “aquele que nem sei se amei” é particularmente significativa: revela uma relação marcada pela ambiguidade afetiva, talvez pela distância emocional que atravessa todo o poema. A expressão “incrédula e friamente o enterrei” articula uma dissociação entre ação e sentimento, sugerindo que o eu lírico não consegue processar plenamente a perda. A sensação de que “o tempo fugia da minha mão” retoma o tema da impotência diante da vida, criando uma circularidade temática que reforça a unidade do texto.

A ortografia é, no geral, correta, embora haja pequenas irregularidades na pontuação, como o uso duplicado de pontos finais (“..”), que poderia ser ajustado para maior precisão formal. A sintaxe é simples, mas coerente com o tom introspectivo e narrativo do poema.

O texto inscreve-se num estilo lírico-narrativo contemporâneo, marcado pela simplicidade formal, pela presença de imagens quotidianas e pela reflexão sobre o tempo, a memória e a incapacidade de apreender plenamente a vida. A força do poema reside na economia verbal e na capacidade de transformar episódios comuns — uma festa, uma viagem, um enterro — em momentos de introspeção. A fragilidade está na previsibilidade de algumas imagens e na ausência de maior elaboração simbólica, mas o conjunto mantém coerência interna e expressa de forma clara a sensação de deslocamento emocional do eu lírico.

Criado em: Hoje 19:18:41

Links patrocinados