388. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - heroins.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de heroins.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Meu amor, como é bom estar na sua companhia
Quero estar com você noite e dia
E esquecer essa vida tão vazia
Pois só contigo eu tenho alegria

Meu amor, só você me faz feliz
Quero aprender a amar contigo
Me deixa ser o seu aprendiz
E vem viver junto comigo

Meu amor, sinto muito a tua ausência
Chego até a perder a paciência
Quando não estou junto de ti
Pois só você me faz sorrir

Meu amor, te quero eternamente
Chego a ficar até doente
Quando estais longe de mim
Vem não me deixe aqui assim

Meu amor, te entrego a minha vida
Em poemas, versos e rimas
Para dizer que sou muito feliz assim
Pois só você sabe cuidar tão bem de mim!

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=17414 © Luso-Poemas

O poema organiza-se em quintilhas rimadas que seguem um padrão regular, sustentando um registo lírico-romântico de forte carga afetiva. A repetição de “Meu amor” no início de cada estrofe funciona como eixo estrutural e emocional, reforçando a centralidade da figura amada e criando uma cadência quase musical. A linguagem é simples, direta, e privilegia a expressão imediata do sentimento, aproximando o texto de um estilo popular contemporâneo. A ortografia é, no geral, correta, com pequenas marcas de oralidade como “estais”, que confere ao discurso um tom ligeiramente arcaizante ou regional.

A primeira estrofe — “Meu amor, como é bom estar na sua companhia / Quero estar com você noite e dia / E esquecer essa vida tão vazia / Pois só contigo eu tenho alegria” — estabelece o tom confessional. A oposição entre “vida tão vazia” e “alegria” cria contraste claro, ainda que previsível, reforçando a ideia de que a presença do outro é fonte de plenitude. A construção sintática é fluida, e a rima em “companhia / dia / vazia / alegria” mantém regularidade formal.

A segunda estrofe — “Meu amor, só você me faz feliz / Quero aprender a amar contigo / Me deixa ser o seu aprendiz / E vem viver junto comigo” — introduz a ideia de aprendizagem amorosa. O eu lírico assume posição de vulnerabilidade ao declarar-se “aprendiz”, imagem simples mas eficaz dentro do registo. A rima entre “feliz / aprendiz” é funcional, embora não particularmente elaborada. A estrofe mantém coerência temática e reforça a dependência emocional.

A terceira estrofe — “Meu amor, sinto muito a tua ausência / Chego até a perder a paciência / Quando não estou junto de ti / Pois só você me faz sorrir” — desloca o poema para a dimensão da falta. A ausência é apresentada como causa de impaciência e perda de equilíbrio emocional. A construção é clara, embora marcada por certa previsibilidade. A rima entre “ausência / paciência” é comum, mas eficaz dentro do tom popular.

A quarta estrofe — “Meu amor, te quero eternamente / Chego a ficar até doente / Quando estais longe de mim / Vem não me deixe aqui assim” — intensifica o tom dramático. A expressão “ficar até doente” aproxima-se de hipérbole emocional, recurso frequente na poesia romântica popular. O uso de “estais” cria ligeira dissonância temporal e estilística, mas não compromete a leitura. A estrofe reforça a ideia de dependência afetiva e necessidade de proximidade.

A quinta estrofe — “Meu amor, te entrego a minha vida / Em poemas, versos e rimas / Para dizer que sou muito feliz assim / Pois só você sabe cuidar tão bem de mim!” — encerra o poema com uma síntese da intenção: a entrega total ao outro através da escrita. A ideia de que a poesia é veículo de entrega emocional é coerente com o registo lírico. A rima entre “vida / rimas / assim / mim” mantém a cadência, embora sem grande sofisticação formal. A exclamação final reforça o tom de declaração.

O texto inscreve-se num estilo lírico-romântico popular, marcado por simplicidade formal, repetição estrutural, idealização da figura amada e uso de rimas previsíveis. A força do poema reside na coerência emocional e na cadência regular que sustenta a declaração amorosa. A fragilidade está na previsibilidade das imagens e na ausência de maior elaboração simbólica, mas o conjunto mantém unidade temática e expressa de forma clara a devoção afetiva do eu lírico.

Criado em: Hoje 19:57:25

Links patrocinados