401. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Daniel R. de Aguiar. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Daniel R. de Aguiar.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Quem é você menina? Será alguém que se perdeu E por destino achei? É uma Jóia Que imaginava Não mais brilhar Por ter sido usada Por alguém sem valor! Não nego o quanto eu queria Ver o brilho que você tinha Ser o primeiro em sua vida E me encantar Com o brilho da pureza O qual você perdeu Com alguém que não te amou Olhe minha Jóia Você sempre será preciosa Olhe para frente E esqueça o passado Pois eu te amo E este amor Vai fazer de novo O seu brilho renascer Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=17895 © Luso-Poemas O poema constrói-se como uma declaração amorosa dirigida a uma figura feminina idealizada, tratada simultaneamente como “menina” e “jóia”. A estrutura é simples, organizada em três blocos que alternam entre interrogação, lamento e promessa de redenção. A linguagem é direta, marcada por imagens claras e por uma forte carga emocional. A ortografia apresenta alguns deslizes: “idéias” deveria ser “ideias”, “lagrimas” deveria ser “lágrimas”, e a ausência de acentos em várias palavras reduz a precisão formal. Ainda assim, o texto mantém coerência interna e cadência fluida. A abertura — “Quem é você menina? / Será alguém que se perdeu / E por destino achei?” — estabelece o tom interrogativo. A figura feminina surge como enigma, alguém perdido e reencontrado pelo acaso. A simplicidade sintática reforça a intimidade do discurso. A pergunta inicial funciona como porta de entrada para a idealização que se segue. A secção — “É uma Jóia / Que imaginava / Não mais brilhar / Por ter sido usada / Por alguém sem valor!” — introduz a metáfora central. A mulher é tratada como jóia danificada, metáfora que articula pureza, valor e desgaste. A expressão “por alguém sem valor” reforça a ideia de que o passado da figura amada foi marcado por desrespeito. A construção é clara, embora marcada por certo maniqueísmo emocional. A sequência — “Não nego o quanto eu queria / Ver o brilho que você tinha / Ser o primeiro em sua vida / E me encantar / Com o brilho da pureza / O qual você perdeu / Com alguém que não te amou” — intensifica o tom nostálgico. O eu lírico lamenta não ter sido o primeiro e associa a perda de pureza ao passado amoroso da mulher. A repetição de “brilho” reforça a metáfora da jóia, mas também revela certa insistência imagética. A construção “o qual você perdeu” é correta, embora ligeiramente pesada dentro do ritmo do poema. A secção final — “Olhe minha Jóia / Você sempre será preciosa / Olhe para frente / E esqueça o passado / Pois eu te amo / E este amor / Vai fazer de novo / O seu brilho renascer” — encerra o poema com promessa de redenção. A figura feminina é convidada a abandonar o passado e a recuperar o brilho através do amor do eu lírico. A cadência é simples e eficaz, sustentada pela repetição de verbos no imperativo (“olhe”, “esqueça”), que reforçam a intenção de consolo e reconstrução. O texto inscreve-se num estilo lírico‑romântico contemporâneo, marcado por metáforas de pureza, idealização da figura feminina, cadência emocional direta e ausência de imagens complexas. A força do poema reside na coerência da metáfora central e na construção de uma voz que oscila entre lamento e promessa. A fragilidade está nos deslizes ortográficos, na repetição excessiva de certas imagens e na tendência para simplificação emocional, mas o conjunto mantém unidade temática e expressa de forma clara a tensão entre perda, idealização e desejo de restauração.
Criado em: Hoje 18:19:40
|
|
|
|
||